27/09/2025

PRESIDENTE DO PSOL É 'CANCELADA' PELOS EUA

EUA cancelam visto da presidente do PSOL, Paula Coradi

A presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, informou que teve o visto para os Estados Unidos cancelado pelo governo de Donald Trump. A decisão foi comunicada nesta semana pelo consulado americano em São Paulo, após uma troca de e-mails.

Segundo a representação diplomática, “informações obtidas” tornaram Coradi inelegível para entrar no país. O consulado deu três dias úteis para que ela apresentasse explicações, mas rejeitou a defesa apresentada e confirmou o cancelamento.

Coradi afirmou ter recebido a notícia com surpresa e disse não possuir antecedentes criminais nem envolvimento em atividades ilícitas. Para ela, a decisão tem motivação política:

– É um motivo político, não tem outro além desse. Não é um ataque pessoal, mas um ataque ao PSOL pelo nosso comprometimento com a soberania — declarou ela à Folha de S.Paulo.

A dirigente havia obtido o visto em 2018, com validade de dez anos, mas precisou de um novo documento após extraviar o passaporte. Com ele, participou de uma convenção socialista em Chicago, em agosto. Um mês depois, recebeu o comunicado da revogação.

Para voltar a viajar aos EUA, Coradi terá que iniciar um novo processo de solicitação. O consulado informou que não responderá a recursos sobre o caso.

Nenhum comentário: