20/08/2025

PARA ESCAPAR DE UNIR-SE AO TIME DE JAPECANGA O ABC PRECISA DE DUAS VITÓRIAS

ABC precisa de 2 vitórias para escapar; sequência não acontece há 3 anos

O drama do ABC na Série C do Campeonato Brasileiro ganhou contornos ainda mais delicados. Na 18ª colocação, com apenas 17 pontos em 17 rodadas, o Mais Querido precisa de duas vitórias nos dois últimos jogos para escapar do rebaixamento, conforme levantamento feito pelo SISTEMA TRIBUNA.

A missão não é simples. O time alvinegro soma apenas duas vitórias na competição e chega para a reta final com 11 empates e quatro derrotas — três delas dentro do Frasqueirão. Além disso, dos 23 gols sofridos, 17 aconteceram em casa, o que faz do ABC o mandante mais vazado do campeonato.

Além disso, o alvinegro acumula insucessos na temporada 2025 como as eliminações precoces nas eliminatórias da Copa do Nordeste, 1ª fase da Copa do Brasil e o vice-campeonato estadual em casa diante do arquirrival.

Outra marca que incomoda o torcedor é o período de cinco meses sem vencer como mandante — a última vez que comemorou em casa foi no dia 16 de março quando venceu o Laguna em jogo válido pela semifinal do Campeonato Potiguar. Números que ajudam a explicar a campanha irregular.

Matemática da sobrevivência

Para permanecer na Série C em 2026, o ABC precisa vencer o Retrô, já rebaixado, neste domingo (24), às 19h, na Arena Pernambuco, e o Itabaiana, rival direto, no sábado (30), às 17h, no Frasqueirão.

Mas o desafio é grande. O Mais Querido não sabe o que é emendar duas vitórias seguidas na Série C do Campeonato Brasileiro desde 2022, quando venceu Figueirense (2 a 1) e Paysandu (1 a 0) no quadrangular final da Série C — em agosto de 2022 -, resultados que ajudaram a encaminhar o acesso à Série B.

Histórico recente preocupa

De lá pra cá, a sequência é de frustrações. Em 2023, o ABC disputou a Série B e venceu apenas cinco vezes em 38 rodadas, terminando como lanterna. Já na Série C de 2024, o time escapou da queda apenas na última rodada, também com cinco vitórias em 19 jogos.

Agora, a situação é mais delicada. No ano passado, o Floresta se salvou do rebaixamento com 19 pontos. Hoje, o Anápolis já soma a mesma pontuação na 17ª rodada, o que indica que a “nota de corte” deve ser maior em 2025.

Chance de queda alta

Com aproveitamento de 33%, a projeção do ABC — se mantiver o mesmo aproveitamento — para os dois últimos jogos é de apenas dois pontos, o que não seria suficiente. Segundo o site Chance de Gol, referência em estatísticas, a probabilidade de rebaixamento do Mais Querido é de 78,8%.

Para mudar esse cenário, o ABC precisa de algo que não consegue há três anos em Campeonatos Brasileiros: duas vitórias seguidas. A sorte é que o destino colocou dois rivais acessíveis no caminho.

Nenhum comentário: