Gilmar Mendes diz que Brasil deve muito à atuação de Moraes
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira (6), em Brasília, a atuação do colega Alexandre de Moraes, alvo de sanções dos Estados Unidos e críticas por decisões recentes. Ele afirmou que “o Brasil deve muito à atuação dele”.
Durante o Fórum Saúde, promovido pela Esfera Brasil e EMS Farmacêutica, Gilmar negou qualquer mal-estar no STF após Moraes decretar, sozinho, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, “não tem isolamento algum” e “nossa vida continua absolutamente normal”.
Não tem isolamento algum. Eu tenho muito orgulho de ter Alexandre Morais como colega, eu já disse isso várias vezes a vocês. Nossa vida continua absolutamente normal, como vocês veem – declarou.
Gilmar declarou que Moraes tem o apoio dos demais ministros da Corte.
– Nós devemos muito; o Brasil deve muito à atuação dele durante todo esse período: o período da covid, o período do TSE, depois com todas essas questões de fake news, um trabalho desafiador.
Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e impuseram a Lei Magnitsky contra Moraes, acusando-o de violações de direitos humanos. O governo Trump justificou as medidas como resposta ao tratamento dado a Bolsonaro.
Gilmar criticou a postura dos EUA e disse que “o que não é normal é tentar usar tarifas para forçar mudanças institucionais”, chamando a sanção de “repudiável”. Ele citou o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a importância da soberania nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário