Freiras de Salvador fazem sucesso na web produzindo e vendendo licor
Freiras que vendem licor? Sim, elas existem e estão em Salvador. O repórter Juliano Dip, do Melhor da Noite, viajou até a capital baiana para conhecer de perto uma tradição centenária mantida no Convento Santa Clara do Desterro, o primeiro convento feminino do estado. Lá, a produção de licor artesanal é um segredo passado de geração em geração entre as freiras.
A receita teve origem com religiosas portuguesas, ainda no século XVII, e hoje é cuidadosamente preservada por irmã Lurdinha, que guarda a fórmula “a sete chaves”.
O processo de produção do licor segue etapas rigorosas. Tudo começa com a maceração, em que frutas picadas, cascas e especiarias são mergulhadas em uma base alcoólica para extrair aromas e sabores. A mistura permanece em repouso por vários dias.
Em seguida, vem a filtragem, realizada com algodão para garantir a pureza do líquido. Depois, ocorre o adoçamento, com a adição de açúcar, que pode ser puro ou diluído em forma de calda.
A bebida entra então na fase de maturação, quando é armazenada em garrafas de vidro bem vedadas por um período que varia de 15 a 90 dias. Finalizado o processo, o licor é engarrafado, rotulado e está pronto para ser comercializado.
Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário