De artistas a autoridades: Quem foram os condecorados por Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou, nesta quinta-feira (22), uma série de personalidades com o grau Grã-Cruz, o mais alto da Ordem de Rio Branco e a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. Na lista de homenageados estão mais de 100 pessoas, desde artistas a autoridades políticas.
Entre os condecorados estão a atriz Fernanda Montenegro, os cantores Milton Nascimento e Mano Brown, o procurador-geral da República Paulo Gonet, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, e as deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP), Samia Bomfim (PSOL-SP) e Benedita da Silva (PT-RJ).
Outro nome que estava na lista de homenageados foi o do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que recentemente causou polêmica ao dizer que eleitores de Bolsonaro deveriam ir “para a vala”. Ele pediu desculpas pela fala, disse ser uma “pessoa religiosa” e afirmou que sua declaração havia sido “descontextualizada”.
A medalha em questão reconhece ações relevantes e serviços de mérito em prol das relações exteriores do Brasil. Ela prevê cinco graus: Grã-Cruz (a mais alta), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
No grau Grã-Cruz, foram condecorados:
Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia
Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí
Clécio Luís (Solidariedade), governador do Amapá
Herman Benjamin, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça)
Vital do Rêgo, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União)
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
Milton Nascimento, cantor
Alexandre Rabello de Faria, almirante de esquadra e diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.
A lista completa de homenageados pode ser conferida no Diário Oficial da União, que foi publicado nesta sexta-feira (23). Veja aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário