Habemus Papam: fumaça branca indica que novo Papa foi escolhido
A Igreja Católica já tem um novo líder. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (08), sinalizou ao mundo que os 133 cardeais eleitores definiram um novo Papa para suceder Francisco, morto em abril. Ao mesmo tempo, tocaram os sinos da Basílica de São Pedro. A eleição foi mais rápida do que o esperado, uma vez que não havia nenhum favorito claro na disputa. O nome do escolhido deve ser anunciado em instantes.
O novo Papa terá uma série de desafios ao longo de seu pontificado. Ao mesmo tempo em que havia, durante o período de Sé Vacante, uma expectativa de que o sucessor pudesse perpetuar o chamado "efeito Francisco".
Três votações foram realizadas até o momento dentro das paredes da Capela Sistina. Uma na quarta-feira, e duas durante a manhã desta quinta. Por duas vezes, ao fim de cada sessão, a fumaça preta saiu da chaminé.
Pelos horários divulgados pela Santa Sé, a quarta votação deve acontecer a qualquer momento daqui em diante. Caso nenhum cardeal receba um mínimo de 89 votos, equivalente a dois terços dos 133 eleitores, haverá uma quinta votação antes do anoitecer.
Os últimos dois conclaves, que elegeram Bento XVI e Francisco, foram decididos no 2º dia. O de João Paulo II durou um dia a mais.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário