02/05/2025

EUA: SUPREMA CORTE PUNE JUÍZA QUE INTERFERIU NOS PLANOS DE DEPORTAÇÃO DE TRUMP

Juíza presa pelo FBI por interferir nos planos de deportação de Trump, é punida pela Suprema Corte

O FBI prendeu no dia 25 de março, juíza Hannah Dugan, de Milwaukee, sob acusação de obstrução da deportação de um imigrante.

A magistrada teria ajudado o imigrante mexicano a escapar dos agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês).

Horas após sua prisão, a magistrada foi liberada sob fiança depois de comparecer a uma audiência em um tribunal federal. A prisão provocou reações políticas. Membros do Partido Democrata acusaram o governo Trump de utilizar o caso como forma de intimidar o Judiciário.

Hannah Dugan, por sua vez, agora enfrenta duas acusações federais: ocultação de indivíduo para impedir sua descoberta e prisão, e obstrução ou impedimento de um processo.

E para piorar a situação da juíza, a Suprema Corte de Wisconsin acaba de emitir uma ordem determinando o seu afastamento. O texto ressalta que “é de interesse público afastá-la temporariamente de suas funções”.

Nenhum comentário: