Lula diz que se reúne “todo ano” com entidade investigada pela PF por descontos indevidos em aposentadorias
Imagem: Amanda Barradas / Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em evento na tarde deste sábado (24/5), que se reúne com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) “todos os anos”.
A confederação é uma das entidades no centro do escândalo que envolve descontos indevidos em aposentadorias e pensões de segurados do INSS e sua suposta proximidade com membros do governo tem sido explorada pela oposição.
“Todo ano eu faço reunião com os sem terra, todo ano eu faço reunião com a Contag. Todo mundo tem o direito de apresentar as reivindicações [e] na hora que a gente puder atender, a gente atende. Na hora que a gente não puder atender, a gente não atende”, afirmou Lula.
Como mostrou o Metrópoles, na coluna de Tácio Lorran, o ministro Paulo Teixeira se encontrou com representantes da Contag no início de maio deste ano. Próxima ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a Contag teve o convênio com o INSS suspenso depois da deflagração da operação Sem Desconto pela Polícia Federal (PF), no fim de abril.
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário