20/04/2025

ODEBRECHT E NADINE, A CONDENADA ASILADA NO BRASIL E SEUS ELOS COM LULA

Os elos de Lula, Odebrecht e Nadine, a condenada asilada no Brasil

A matéria de quinta-feira, 17, de O Antagonista, que cruzou os relatos de Marcelo Odebrecht, Luiz Antônio Mameri, Jorge Barata e Antônio Palocci com as provas coletadas pela Lava Jato no Brasil e em seu desdobramento no Peru, é corroborada pela reportagem desta sexta-feira, 18, de Malu Gaspar no Globo, que traz apurações dos vínculos da Odebrecht com o ex-presidente Ollanta Humala e sua esposa, Nadine Heredia, feitas para o livro da jornalista sobre a construtora, mas até então não publicadas.

“Se pudesse escolher, Barata não daria nenhum peso peruano à candidatura. Só estava ali por ordem de Marcelo Odebrecht, que por sua vez atendia a um pedido dele mesmo: Lula”, confirma Gaspar.

A história se tornou mais relevante agora, já que o petista concedeu asilo político a Nadine no Brasil, após a condenação dela e do marido pela Justiça do Peru a 15 anos de prisão pelo recebimento e pela lavagem de US$ 3 milhões fornecidos pela Odebrecht à campanha presidencial de Humala, do Partido Nacionalista.

O azarão turbinado

“A legenda esquerdista, fundada por ele mesmo cinco anos antes, nunca tinha vencido uma eleição presidencial. E, por um bom tempo, pareceu que não seria desta vez. Humala começara a campanha como azarão, no início de 2010, e passara quase todo o tempo em quarto lugar nas pesquisas, atrás de Alejandro Toledo, Luis Castañeda e Keiko Fujimori. Mas quando Barata visitou Nadine, a vitória de Humala já não era mais uma possibilidade remota”, explica a reportagem.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: