A triste realidade que faz com que figuras como Alcolumbre, Pacheco e Renan dominem o Senado
O senador Davi Alcolumbre foi eleito com 196 mil votos em 2022. A mesma votação recebida por Alex Manente, o 21º deputado mais votado de São Paulo. Sim, eu sei, o Senado é a Casa dos Estados, então não faz sentido comparar números de votos, porque cada Estado terá o mesmo número de senadores, independentemente da sua população.
Pois bem. Então tente lembrar os nomes dos 3 senadores de São Paulo, sem googlar. Vou dar uma dica: o mais famoso deles largou sua carreira de astronauta quando percebeu que poderia ganhar mais de outras formas.
Astronauta Marcos Pontes, Mara Gabrilli e Giordano. Esta talvez seja a composição mais fraca de São Paulo no Senado desde os tempos do Império. Uma casa onde os paulistas já tiveram Auro de Moura Andrade, Campos Sales, FHC, Franco Montoro, José Serra, Mário Covas, Orestes Quércia, Prudente de Morais, Rodrigues Alves. Políticos que influenciaram o debate político de seu tempo. Hoje temos três figurantes, dos quais sequer ouvimos seus nomes no noticiário político.
E não nos enganemos. Eles estão lá não por geração espontânea, mas porque receberam os votos dos paulistas. Enquanto continuarmos elegendo figurantes só porque é da turma do nosso político de estimação, sem considerar a sua capacidade de articulação política, entregaremos o Senado nas mãos dos políticos de outros Estados muito menos representativos, mas que têm algo essencial quando falamos de uma Casa essencialmente política: sabem fazer política.
Vou dar outro exemplo: Sérgio Moro. Sou fã do ex-juiz, acho que ele prestou serviços relevantes ao País, mas não tenho dúvida de que o ex-senador Álvaro Dias estaria fazendo muito mais barulho no Senado do que Moro, que é um mero figurante na Casa.
Com todo respeito ao ex-astronauta ou ao ex-juíz, mas não basta ser uma celebridade ou ter boas ideias para ser um bom político. A política é a arte de articular para atingir os seus objetivos. Ou elegemos pessoas com habilidade política, ou depois não adianta ficar reclamando que os Alcolumbres da vida dominem a vida política do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário