Padre Bianor Jr.
Natal/RN, Sábado, 29 de março de 2025
É amor que eu desejo é não sacrifício
Salmo 50(51)
Evangelho: Lc 18,9-14
"Dois homens subiram ao Templo para orar: um era fariseu e o outro, um coletor de impostos. O fariseu, de pé, orava para si mesmo desta maneira: 'Deus, dou-te graças por não ser como os outros homens: gananciosos, injustos, adúlteros, nem como esse coletor de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que adquiro.'
O coletor de impostos, porém, nem sequer se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: 'Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!'
Eu vos digo: este voltou para casa justificado, mas aquele não. Porque todo aquele que se enaltece será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido."
Irmãos e irmãs,
O Mestre fala aqui de pessoas que tinham alta consideração de si mesmas e excluíam quem não alcançava os altos padrões religiosos.
Os dois personagens da parábola são judeus, ambos fiéis aos preceitos de oração e assíduos no Templo de Jerusalém. Um deles, o publicano, era funcionário dos colonizadores romanos e cobrava impostos de seus irmãos judeus.
O outro, um fariseu, fazia parte da elite religiosa de Israel e se sentia justificado por cumprir rigorosamente a Lei.
O publicano, porém, reconhece seu pecado e, contrito, pede perdão, certo de que Deus não se prende às aparências, mas olha para o coração.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)
PROPOSTA DO DIA
Orar: "Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!"
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral
"24 Horas para o Senhor"
8h às 11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
10h – Confissões
11h30 – Bênção do Santíssimo Sacramento
16h – Setenário das Dores de Nossa Senhora
16h30 – Santa Missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário