Padre Bianor Jr.
Natal/RN, quarta-feira, 19 de março de 2025
Solenidade de São José
"Sua descendência será para sempre!" (Sl 88/89)
Evangelho: Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51a
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida com José. Mas, antes de viverem juntos, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo, mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo.
Enquanto refletia sobre isso, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu o chamarás pelo nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos pecados deles.'
Quando José despertou do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara."
Irmãos e irmãs,
Os pais de Jesus o educaram na mais fiel prática religiosa de Israel. Havia ritos diários, como as orações domésticas; semanais, como a assembleia litúrgica na sinagoga para a escuta e a compreensão da Palavra de Deus; e as festas anuais, celebradas no templo.
Essas peregrinações até Jerusalém eram cansativas e dispendiosas para as famílias que vinham de regiões distantes da Palestina. José, sempre discreto e solícito ao lado de Maria, acompanhou a emancipação do Filho e, mesmo sem compreender alguns de seus gestos, permaneceu firme em sua missão de pai adotivo. Com serenidade e dedicação, guiou Jesus em sua juventude, permitindo que Ele crescesse em estatura, sabedoria e graça.
(Cf.paulinas, viver a Palavra 2025)
Proposta do dia:
Ter paciência e compreensão com os adolescentes e jovens.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral:
⏰ 16h30 – Santa Missa (Solenidade de São José)
🚶🏽♂️ Em seguida, procissão com a imagem de São José pelas ruas do bairro Cidade Alta
Nenhum comentário:
Postar um comentário