Padre Bianor Jr.
Natal/RN, segunda-feira 23 de dezembro 2024
"Faze-me conhecer teus caminhos, Senhor!"
(Sl 25,4)
Evangelho: Lc 1,57-66
"Chegou para Isabel o tempo de dar à luz, e ela gerou um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor lhe concedera abundantemente sua misericórdia e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Pretendiam chamá-lo Zacarias, como seu pai, mas a mãe, tomando a palavra, disse: ‘De maneira alguma! Chamar-se-á João!’ [...] Por meio de gestos, perguntaram ao pai como queria que o menino se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e escreveu: ‘Seu nome é João’. [...] Naquele instante, destravou-se-lhe a boca e a língua, e falava, bendizendo a Deus. [...] Com efeito, a mão do Senhor estava com ele."
Irmãos e irmãs,
Lucas apresenta o nascimento de João Batista em paralelo com o nascimento de Jesus, para mostrar a íntima relação entre seus ministérios. No deserto, longe do Templo, fortalecido pelo Espírito, João abre caminhos para a missão universal de Jesus. Em seu ministério no meio do povo, Jesus confirma o anúncio de conversão e perdão dos pecados pregado por João: "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo" (Mt 3,1-2).
João foi o filho da misericórdia, o filho do impossível. Sobre ele estava a mão do Senhor. Também nós somos criados, ungidos e conduzidos por essa mesma mão divina. Firmes em Sua mão, somos chamados a construir a paz e a fraternidade. De mãos dadas, façamos a unidade, no amor e na justiça.
(Cf.paulinas, viver a Palavra 2024)
Proposta do Dia:
Estenda a mão para alguém que deseje caminhar na estrada de Jesus.
Pe Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário