Apoiados por Bolsonaro avançam nas pesquisas em Natal e outras capitais
A mais recente rodada da pesquisa Quaest aponta que, a poucas semanas da eleição, candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão avançando nas intenções de voto em diversas capitais. Em Natal, o candidato Paulinho Freire (União Brasil), apoiado por Bolsonaro, registrou um crescimento, saltando de 15% para 24% das intenções de voto. Esse avanço é superior ao da candidata do PT, Natália Bonavides, que subiu de 14% para 18% no mesmo período.
A disputa em Natal reflete uma tendência observada em outras capitais, onde candidatos bolsonaristas vêm obtendo resultados positivos. Além de Natal, houve crescimento expressivo de candidatos apoiados por Bolsonaro em cidades como Campo Grande e Salvador. Em contraste, os candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram desempenho mais tímido. Em Fortaleza, o petista Evandro Leitão foi o único nome a registrar crescimento significativo, subindo de 14% para 21%.
Na capital potiguar, Bolsonaro participou de campanhas políticas em oito municípios em agosto, reforçando a presença de seus aliados. Enquanto isso, Lula ainda não detalhou sua agenda no Rio Grande do Norte, mas confirmou que estará no estado para apoiar seus candidatos locais.
Os candidatos bolsonaristas em outras regiões adotam estratégias distintas em relação à associação com o ex-presidente. Em Aracaju, Maceió e Fortaleza, por exemplo, os candidatos têm evitado uma vinculação direta a Bolsonaro para mitigar o impacto de sua rejeição no Nordeste, uma região tradicionalmente pró-Lula.
No lado petista, houve crescimento dentro da margem de erro em algumas capitais, como São Paulo, onde Guilherme Boulos oscilou de 21% para 23%, mas enfrenta dificuldades em ampliar sua base de apoio. No Recife, o prefeito João Campos (PSB) lidera com 77% das intenções de voto, mas não tem buscado associar sua imagem a Lula.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário