*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou neste sábado (17) luto oficial de três dias em todo o país em razão da morte do empresário e apresentador Silvio Santos. O ato foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”. O luto oficial é um ato simbólico, de homenagem, que determina que bandeiras do Brasil sejam hasteadas a meio mastro em órgãos públicos. “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro”, diz o decreto assinado por Lula. O maior comunicador da televisão brasileira morreu, aos 93 anos, na madrugada deste sábado, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT, emissora fundada por ele em 1981. Silvio estava internado em um hospital particular na capital de São Paulo desde o início deste mês. Segundo o hospital Albert Einstein, o apresentador morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). Em Brasília, a homenagem a Silvio também foi feita pelo Senado Federal, que também declarou luto de três dias na Casa. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o ato é uma forma de “solidariedade à família, aos amigos e a todos os seus fãs e admiradores” de Silvio Santos.
*A Global Government Affairs, a voz da equipe de Assuntos Governamentais Globais da X-Twitter, anunciou o que todos temiam: "Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações. Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal. Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes."
*Nesta quinta-feira (15), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teceu elogios ao empresário e candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. Ao mesmo tempo, ele admitiu que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), não é exatamente o candidato ideal aos seus olhos. As declarações foram feitas durante uma entrevista à rádio 96 FM de Natal. "Eu fechei com o Ricardo Nunes. Não é o meu candidato dos sonhos, mas eu tenho um compromisso. Vou ajudá-lo onde for possível. Lá tem a figura nova do Pablo Marçal, que fala muito bem. Uma pessoa inteligente. Tem suas virtudes. Não tem experiência, mas faz parte", afirmou Bolsonaro. Bolsonaro também foi perguntado sobre o episódio em que Marçal utilizou uma carteira de trabalho em um ato simbólico para "exorcizar" Guilherme Boulos (PSOL), outro candidato à prefeitura paulistana. "Eu vi, com a carteira de trabalho na mão. É uma verdade. O Boulos é filho de gente classe média alta e a vida dele foi liderar o MTST, né?" comentou o ex-presidente. Antes disso, Bolsonaro elogiou o vice de Nunes, o ex-comandante da Rota e ex-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Ricardo Nascimento Mello Araújo.
*Senor Abravanel ficou amplamente conhecido pelo nome artístico de Silvio Santos. O apresentador e ícone da história da televisão brasileira morreu na madrugada deste sábado (17/8), aos 93 anos, em São Paulo, por causa de uma broncopneumonia após infecção por influenza. O nome original do Homem do Baú tem origem judaica, religião seguida pelos pais dele, imigrantes da região da Grécia que tinham antepassados nas regiões que hoje ficam Portugal e Espanha. Durante a década de 1980, ele explicou de onde veio o nome Senor. “O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Depois, quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram ‘Você fica e o povo judeu vai’. Ele disse, ‘Não, o povo judeu vai e eu vou junto’”, relembrou o empresário na época. Ele então seguiu explicando que o pai foi para a Grécia e passou a ter o título de Senor Dom Abravanel. Entretanto, ele explicou que no Brasil não existia o título de Dom e que afirmaram ao pai dele que isso era “frescura”, o que o levou a definir o nome do filho. “Senor quer dizer ‘Dom Abravanel’.
*Carlos Alberto Sandoval, advogado de defesa, justificou sua ausência em um júri popular crucial marcado para a manhã de quarta-feira (14) no Fórum de Farroupilha, onde defenderia um réu acusado de tentativa de homicídio ocorrida em 2022. Em declarações ao Portal Leouve, Sandoval explicou que sua falta se deu por uma indisposição súbita após assistir a uma partida do Grêmio na noite anterior.Segundo Sandoval, enquanto assistia ao jogo do Grêmio pela Libertadores, ele consumiu vinho, o que acabou lhe causando mal-estar. A situação agravou-se ao ponto de não conseguir se levantar na manhã seguinte, o que o impediu de comparecer ao júri como planejado. Ele afirmou que informou imediatamente seu sócio para que este tomasse as providências necessárias no Fórum, incluindo a apresentação de uma justificativa oficial para seu não comparecimento, protocolada dentro do prazo legal.O advogado criticou a reação do juiz Enzo Carlo de Gesu e do Promotor de Justiça Rodolfo Grezzana, que o acusaram de negligência e irresponsabilidade. Sandoval defendeu sua conduta, enfatizando que sua justificativa foi registrada corretamente antes do prazo final e que sua ausência foi devida a circunstâncias de saúde imprevistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário