29/06/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*No início do mês, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo anulou uma das três condenações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à suspensão dos direitos políticos. Ao julgar um recurso de Bolsonaro e Braga Netto, Araújo entendeu que ambos foram condenados de forma ilegal, pelo ex-ministro Benedito Gonçalves, antes do fim do processo. Mesmo com a decisão de Araújo, Bolsonaro continua inelegível. Ele teve os direitos políticos suspensos no caso de uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada e nas comemorações do 7 de Setembro. Porém, um caminho foi aberto e Bolsonaro está mais próximo do que nunca de uma reviravolta. Agora, além de Raul Araújo, o TSE conta com Nunes Marques e André Mendonça... Sem contar que Alexandre de Moraes já deixou a Corte. Ao que tudo indica, em brev Bolsonaro está de volta ao "jogo".


*Após o mau desempenho do presidente Joe Biden no primeiro debate com Donald Trump abrir uma crise no Partido Democrata, estrategistas e formadores de opinião debatem se é hora de trocar o cabeça de chapa. Líderes da legenda saíram nesta sexta-feira (28) em defesa do presidente, rejeitando pedidos para que ele se afaste da campanha. O próprio presidente buscou reverter a imagem de fragilidade com um discurso vigoroso na Carolina do Norte, em que prometeu não desistir da reeleição. Ele ganhou o apoio do antecessor, Barack Obama, que lembrou ter “perdido” um debate para Mitt Romney na sua campanha vitoriosa de 2012. Comício - Falando com uma multidão em Raleigh, na Carolina do Norte, Biden de 81 anos, reconheceu não debater mais como costumava e confrontou os questionamento sobre sua idade. “Sei que não sou um homem jovem, para dizer o óbvio”, disse. “Não falo tão fluentemente quanto antes. Mas sei o que sei. Sei como dizer a verdade. Sei o que é certo e o que é errado. E sei como fazer esse trabalho.” A performance no comício de Biden contrastou com o alarme expressado na mídia e entre estrategistas políticos, mesmo por alguns dos mais antigos apoiadores de Biden, imediatamente após o debate de quinta-feira à noite. Joe Scarborough, o apresentador da MSNBC e um forte defensor do presidente, disse que as perguntas sobre sua capacidade de concorrer agora eram inevitáveis. A ansiedade começou minutos após o início do debate quando Biden parecia divagar no confronto com Trump, de 78 anos.


*O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira, 28, que caberá ao Poder Judiciário, e mais especificamente à Corte, dar a última palavra caso prospere no Congresso uma proposta de anistia aos investigados, acusados, condenados e presos por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. No início deste mês, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline de Toni (PL-SC), designou o colega Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) como relator de um projeto de lei que concede anistia aos implicados na depredação das sedes dos Poderes em Brasília. Os dois parlamentares são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente é investigado em um dos inquéritos dos atos golpistas. A anistia é defendida por aliados de Bolsonaro no Congresso e tem sido citada nos bastidores do Parlamento como moeda de troca pelo apoio do campo bolsonarista nas eleições pelas presidências da Câmara e do Senado, em 2025.


*O prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), disse desconhecer a emenda do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), seu filho, que destinou R$ 960 mil para a construção de um terminal lagunar na cidade. Questionado sobre a obra, o pai de Arthur Lira afirmou que não tinha informações e pediu para que “esquecessem isso”. A fala foi dita no podcast A Hora, apresentado por Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, e produzido pelo UOL. O projeto do terminal lagunar visa atrair turismo e estimular o comércio local. Ele inclui a construção de calçadas, iluminação e sistema de drenagem, além de oferecer um espaço amplo e diversificado para eventos de lazer, entretenimento e celebrações. Segunda a assessoria do presidente da Câmara, a análise de engenharia do projeto básico está em andamento pela Caixa Econômica Federal e aguarda a complementação de recursos.


*A Justiça Eleitoral aceitou nesta sexta-feira (28) a denúncia oferecida pelo Ministério Público na Operação Fundo no Poço e colocou no banco dos réus o presidente licenciado do Solidariedade, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, suspeito de desviar R$ 36 milhões dos fundos partidário e eleitoral. A prisão preventiva dele foi mantida. Quando Eurípedes se entregou à Polícia Federal (PF), os advogados disseram que ele “demonstrará perante a Justiça não só a insubsistência dos motivos que propiciaram a sua prisão preventiva, mas ainda a sua total inocência”. Outras nove pessoas ligadas a Eurípedes Júnior também vão responder ao processo por suspeita de organização criminosa, apropriação indébita, furto qualificado, falsidade ideológica e peculato. São familiares e dirigentes do partido.


*A França vive um dia de reflexão neste final de semana, quando começam as eleições legislativas que deverão ser históricas devido à previsível vitória do Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen, que poderá abrir as portas para o primeiro governo de direita no país em muitos anos. Após o encerramento da campanha eleitoral, que teve de ser organizada às pressas depois da convocação surpresa das eleições em 9 de junho pelo presidente, Emmanuel Macron, a votação começa neste sábado (29) nos territórios franceses da América e da Polinésia, antes da abertura das seções eleitorais no domingo (30) no restante do país. Os eleitores do arquipélago francês de Saint Pierre et Miquelon, no Atlântico Norte, foram convocados para votar a partir das 7h (horário de Brasília), seguidos pelos da Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, São Bartolomeu e Saint-Martin, no Caribe, e algumas horas depois na Polinésia Francesa e no arquipélago da Nova Caledônia, no Pacífico.

Nenhum comentário: