16/05/2024

SÉRIE 'C': PARA CONSEGUIR VAGA NA 2ª FASE O ABC PRECISA DE NO MÍNIMO 29 PONTOS NA 1ª FASE - SEGUNDO A 'IA'

Desafio do ABC é chegar a 29 pontos

A competição está apenas no início, é verdade, mas nunca é demais fazer cálculos para saber o que o ABC necessita para terminar a primeira fase da Série C, inserido no grupo de oito clubes que vão prosseguir na luta pelo acesso para Série B. Dessa vez, a TRIBUNA do NORTE resolveu recorrer à ferramenta de inteligência artificial para saber o que ela diz sobre a situação do clube potiguar no Brasileirão.

Os cálculos tiveram como base os 29 pontos conquistados por São Bernardo, em 2023, e Aparecidense, na competição de 2022, que fecharam o G-8 a partir do ano de modificação da fórmula de disputa da Série C, que há dois anos, acabou com a divisão dos clubes por região em dois grupos de dez para fazer um turno único com 20 equipes.

As probabilidades listadas pela inteligência artificial apontam que a partir do confronto do próximo domingo, contra o Ferroviário, no estádio Presidente Vargas-CE, e dentro das atuais circunstâncias, o clube potiguar terá de obter um aproveitamento de 64,44% para atingir o seu primeiro grande objetivo na competição: garantir vaga na segunda fase.

Os meios para chegar lá é que variam, mas já se pode antecipar que o treinador Roberto Fonseca terá de colocar a equipe num viés de alta, a fim de tornar possível a realização do sonho alvinegro.

A primeira opção apresentada pela inteligência artificial foi a mais simples, porém a que se encontra no campo que os humanos classificam como quase impossível no futebol, que seria o time alvinegro vencer todos os 15 jogos restantes. “Isso é mais do que suficiente, mas é uma meta irrealista”, disse a AI. “Vamos considerar um cenário mais equilibrado de vitórias e empates”, prosseguiu.

Dentro de um cenário mais realista ao mundo do futebol, o computador aponta que o ABC precisaria de, no mínimo, 9 vitórias e 1 empate nas próximas 15 rodadas para alcançar a marca de 29 pontos, apontada como suficiente para garantir a presença de um clube no G-8. Neste caso, a equipe comandada por Roberto Fonseca ainda poderia se dar ao luxo de não marcar pontos em outras cinco rodadas.

As respostas mostram ainda que o aproveitamento se bem trabalhado pode ser diluído de uma forma mais branda, porém a equipe teria de conviver com a pressão por bons resultados até as rodadas finais dessa fase inicial. Uma das alternativas apontadas para atingir a meta dos 64,44% de aproveitamento seria conquistando 8 vitórias e 4 empates, o que deixaria os potiguares com lastro para perderem, no máximo, mais três jogos. Caso obtenha apenas sete vitórias, obrigatoriamente a equipe terá de conquistar outros sete empates para obter a marca dos 29 pontos.

É bom notar que quanto maior o número de vitórias, menor a necessidade de depender de empates, o que pode ser uma estratégia mais segura para garantir a classificação. “ O ABC precisará de uma combinação de resultados positivos, consistência nas atuações e um pouco de sorte”, disse a IA.

Nenhum comentário: