08/04/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou em nota nesta segunda-feira (8) que o tribunal "atuou e continuará a atuar na proteção das instituições", e que "toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal". A nota foi divulgada após um fim de semana marcado por ameaças do empresário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), e ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Musk usou o próprio perfil no X para dizer que passaria a descumprir ordens judiciais do STF que bloqueiam, no Brasil, o acesso a perfis de investigados por atos antidemocráticos. Em resposta, Moraes incluiu Elon Musk no inquérito das milícias digitais. "O Supremo Tribunal Federal atuou e continua…


*Diante da inércia absoluta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da ausência de uma ação efetiva dos senadores diante dos cerceamentos das liberdades no Brasil, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), através de suas redes sociais, nesta segunda-feira (8), pediu aos brasileiros que “cobrem os senadores, especificamente, o presidente do Congresso”, Rodrigo Pacheco. Nikolas marcou o perfil do líder do Senado e afirmou que “é inaceitável lidar com as declarações e acusações do Elon Musk com normalidade”. O parlamentar cobrou de Pacheco que “é preciso uma manifestação sua e principalmente uma atitude – investigatória e de apuração dos fatos”. O deputado finalizou sua publicação clamando a Rodrigo Pacheco que ele faça valer o poder do cargo que ocupa.


*Ante à reprovação da população evangélica ao governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resolveu “se transfigurar em crente” e por isso tem se colocado em situações “constrangedoras”. Essa é a avaliação do editorial do Estadão deste domingo (7). Para o veículo de imprensa, o presidente acha que se “rechear” seus discursos com expressões religiosas atrairá os evangélicos; contudo, essa postura só demonstraria a “ignorância do PT a respeito dos anseios” desse segmento. – Foi o que se viu na constrangedora missa de quermesse que Lula oficiou num palanque de Arcoverde, em Pernambuco, quando usou inacreditáveis 27 vezes as palavras “Deus” e “milagre”, atingindo a surpreendente marca de uma referência religiosa por minuto em seu discurso – observou o texto O Mistério da Fé Lulopetista.


*Um espião da Rússia que se passava como membro da embaixada do país europeu em Brasília foi descoberto pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Segundo a agência, Serguei Alexandrovitch Chumilov trabalhava para o serviço russo de inteligência a fim de cooptar informantes brasileiros. De acordo com informações cedidas por fontes do Itamaraty à Folha de S.Paulo, o homem chegou ao Brasil em 2018 identificando-se como primeiro-secretário na embaixada na capital federal e representante da Casa Russa no Brasil (Russky Dom). A verdade sobre o real trabalho de Chumilov no Brasil foi descoberta em 2023. A pedido do governo russo, o espião deixou o Brasil e retornou para o seu país. Esse procedimento é considerado comum para evitar “constrangimentos diplomáticos”. Chumilov não foi preso no Brasil, pois não usava identidade falsa e se encontrava no Brasil legalmente. Em 2022, por outro lado, um outro espião russo, Serguei Vladimirovitch Tcherkasov, foi detido por usar uma identidade falsa brasileira a fim de infiltrar-se no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Procurada, nem a Abin, nem o Ministério das Relações Exteriores, tampouco a embaixada russa quiseram comentar o caso por tratar-se de assuntos sigilosos.


*O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi multado em R$ 2,5 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sob a acusação de ter importunado uma baleia durante um passeio de moto aquática em São Sebastião (SP), em junho do ano passado. A punição ocorre mesmo após a Polícia Federal (PF) ter decidido não indiciar o ex-chefe do Executivo pelo ocorrido. A divulgação da punição foi feita pelo próprio ex-presidente, que compartilhou em suas redes sociais uma imagem do auto de infração que recebeu do órgão federal. Junto da imagem, Bolsonaro escreveu uma breve legenda no qual disse que a punição representava uma “perseguição sem fim”.


*O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do Rio Grande do Norte (Ipern), Nereu Linhares, apelou para que os servidores que correram para ingressar com pedido de aposentadoria devido à possibilidade de perda de benefícios revoguem a solicitação. Em entrevista à Jovem Pan News Natal, na manhã desta segunda-feira (8), disse que o rombo na Previdência Estadual está em R$ 100 milhões mensais e, caso ocorra o aumento significativo no número de aposentados, a situação vai piorar. Na semana passada, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos do acórdão do Tribunal de Contas do Estado sobre aposentadorias no Estado, que determinava o dia 25 de abil como o prazo máximo para aposentadorias de servidores não concursados dentro do regime previdenciário próprio. Assim, os trabalhadores que não se aposentassem até a data-limite perderiam benefícios e seriam incluídos no regime gerido pelo INSS. A previsão gerou uma corrida por requisições no Ipern. Antes da medida ser revogada, uma avalanche de pedidos de aposentadoria foram realizados.

Nenhum comentário: