16/10/2023

EQUADOR DERROTA O SOCIALISTA RAFAEL CORREA ELEGENDO FILHO DE UM DOS HOMENS MAIS RICO DO PAÍS

Daniel Noboa, filho de um dos homens mais ricos do Equador, é eleito presidente

Com mais de 87% das urnas apuradas, o Equador elegeu neste domingo Daniel Noboa, filho de um dos homens mais ricos do país, como presidente com 52,2% dos votos. Aos 35 anos, o empresário foi a principal aposta para derrotar o correísmo representado pela candidata Luisa González, 45, que ficou em segundo lugar com 47,7%. Noboa será o mais jovem chefe de Estado da História, mas terá como desafio lidar com o aumento da violência — que marcou o pleito após o assassinato do presidenciável Fernando Villavicencio por narcotraficantes durante um comício em agosto.

Buzinas de carros nas ruas acompanharam o fim das votações às 17h (19h no horário de Brasília) para escolher entre Luisa González, aliada do ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017), e Daniel Noboa, filho do presidenciável Álvaro Noboa — que concorreu cinco vezes ao cargo, a última contra o ex-presidente Correa, em 2006.

Os candidatos votaram usando coletes à prova de balas, acompanhados por guardas armados e clamaram pelo fim da violência no país de 16,9 milhões de habitantes. Nos últimos anos, o Equador se transformou num centro de operação de cartéis do tráfico de drogas, com tentáculos internacionais que impõem um regime de terror que soma milhares de mortes. Cerca de 100 mil militares e policiais foram mobilizados em todo o país para garantir a segurança durante a votação.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: