Alerta vermelho: onda de calor é ‘grande perigo’ para 11 estados mais o DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), aumentou a abrangência do seu alerta para o “grande perigo” da onda de calor que afeta o Brasil. Algumas regiões podem chegar a 43°C, de acordo com as previsões.
Essa onda de calor é um fenômeno incomum para esta época do ano e requer cuidados adicionais. É importante estar ciente dos riscos à saúde para tomar medidas que protejam do calor excessivo.
Regiões afetadas
Na quarta-feira 20, nove estados da federação ficaram sob o alerta vermelho. Agora, o número aumenta para onze estados mais o Distrito Federal. São eles:
Bahia
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo
Tocantins
Cuidados necessários
O calor intenso reduz a umidade relativa do ar, aumentando os riscos de problemas respiratórios e desconforto. As recomendações do Inmet incluem beber bastante líquido, evitar atividades físicas sob o sol forte, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.
Risco à vida
O Inmet, emite o alerta vermelho quando prevê um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional”, que representa risco “para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Além disso, tem alta probabilidade de causar “grandes danos e acidentes”.
Revista Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário