Botafogo tem 88% de chances de ser campeão; Vasco, 28% de permanecer na Série A
Campeão do primeiro turno com a melhor campanha da história dos pontos corridos, o Botafogo tem potencial de 88% de se tornar o campeão brasileiro de 2023. Sua vantagem é tão gigantesca que a trajetória apenas do primeiro turno já permite projetar 99% de chances de ir para a Libertadores 2024 e também lhe garantir no Brasileirão do ano que vem, já que todos os times perderão pontos no segundo turno. O Botafogo precisa de mais 37 pontos (12 vitórias e um empate) para assegurar o título de campeão, que alcançará, com certeza, se chegar a 84 pontos.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas 98.177 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.987 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013 que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
Clique no link abaixo e veja a matéria completa:
https://ge.globo.com/espiao-estatistico/noticia/2023/08/15/botafogo-tem-88percent-de-chances-de-ser-campeao-vasco-28percent-de-permanecer-na-serie-a.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário