Globo precisa do empate contra o Alecrim
A equipe do Globo venceu o Alecrim por 1 a 0 no primeiro jogo da fase de descenso do Campeonato Potiguar 2023, em um duelo que aconteceu no último dia 30, no Estádio Frasqueirão, e agora necessita apenas de um empate no confronto da volta, marcado para este domingo, dia 6, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. A equipe esmeraldina precisa, no mínimo, devolver o placar para ter a oportunidade de selar sua sorte dentro da competição na cobrança de pênaltis. A partida que irá apontar o rebaixado para segunda divisão tem o início previsto para às 15h30.
O gol que garantiu a vantagem e a vitória da equipe tricolor foi marcado por Erick, em cobrança de pênalti e interrompeu uma sequência de nove derrotas do Globo, que teve uma participação pífia na Série D do Brasileiro.
Já o Alecrim, tentou de todas as formas se livrar desse “duelo de morte”, retornou à divisão de elite após ser campeão da segunda divisão em 2022 e o mata-mata que está envolvido será no mesmo palco onde na temporada passada a equipe teve a oportunidade de comemorar a primeira conquista após se sagrar bicampeão estadual em meados da década de 80.
Os confrontos eram para ocorrer de forma simultânea as finais do Campeonato Estadual, onde o América levou a melhor sobre o ABC e que foi definido no dia 17 de abril. O atraso foi decorrente de uma batalha judicial entre o Verdão e o Potyguar de Currais Novos, acusado pelo clube natalense de fazer uso de atletas de forma irregular na competição.
No embate, os esmeraldinos levaram a melhor nas duas instâncias do TJD-RN, mas as decisões locais acabaram reformadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), entendendo que os atletas da equipe do interior tinham condições de atuar como profissionais.Dessa forma, o mata-mata contra o rebaixamento, envolveu as duas piores equipes do Estadual 2023.
No grupo A, o Alecrim somou apenas três pontos, sem nenhuma vitória em seus oito jogos. O time natalense, inclusive, não entrava em campo desde 12 de fevereiro. O Globo, por sua vez, jogou a Série D e foi eliminado na 1ª fase. No Estadual, o time, que foi fundado com o objetivo de num prazo de cinco anos disputar a Série A do Brasileiro, fez oito pontos na 1ª fase da competição local.
Como não conseguiu critério técnico para retornar ao Brasileirão, a equipe de Ceará-Mirim, em 2024, vai disputar apenas o Campeonato Potiguar e só terá condições de regressar a disputa nacional em 2025, caso consiga o critério técnico para obter a classificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário