Padre Bianor Jr. |
Natal/RN, sexta-feira, 28 de julho 2023
A instrução do SENHOR é íntegra.
Sl 198
Mt 13,18-23:
"O que foi semeado em terreno pedregoso é aquele que ouve a mensagem e em seguida a acolhe com alegria; mas não tem raízes em si mesmo, é momentâneo, e quando surge tribulação ou perseguição por causa da mensagem, em seguida fica escandalizado. O que foi semeado 'entre espinhos' é aquele que ouve a mensagem, mas as angústias desta vida e a sedução da riqueza sufocam a mensagem e não dá frutos. O que foi semeado 'em terra boa' é quem ouve a mensagem e a entende; esse realmente frutifica: um cem, outro sessenta, outro trinta."
Irmãs e irmãos,
Quando os apóstolos estavam em casa, na espontaneidade e a sós com Jesus, certamente a retomada dos ensinamentos acontecia em vista de aprofundar e de provocar transformações comportamentais.
A necessidade de compreensão estava relacionada com a obrigatoriedade natural da vivência de cada palavra que Jesus pronunciava.
A explicação da parábola do semeador permite e provoca um aprofundamento do significado de ser terra boa para acolher a melhor de todas a sementes, o próprio Jesus.
Se a semente é garantida, o olha se volta para a qualidade do solo.
Antes de criticar os outros, Jesus aguarda que sejamos insistentes cultivadores do solo, que é nosso coração; então, os frutos aparecerão abundantemente.
(Cf. paulinas, viver a palavra 2023)
PROPOSTA DO DIA:
Cultivar o solo do nosso coração para acolher a semente do Reino.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
HOJE na Antiga Catedral:
16h30 Santa Missa de
Nenhum comentário:
Postar um comentário