20/05/2023

TRÁFICO: QUATRO BRASILEIROS PRESOS NA FRANÇA COM 95 KG DE COCAÍNA

Alfândega da França apreende 95 quilos de cocaína com quatro brasileiros em transatlântico; droga é avaliada em R$ 26,7 milhões

A Alfândega francesa apreendeu, no último dia 4 de maio, 95 quilos de cocaína no transatlântico Costa Favolosa, quando a embarcação chegou à cidade de Marselha, no Sul do país, uma das escalas da viagem. A droga foi avaliada em cinco milhões de euros, valor equivalente a R$ 26,7 milhões.

A droga estava com quatro brasileiros, sendo três mulheres e um homem, com idades entre 26 e 31 anos. Os nomes não foram revelados.

Os investigadores tentam agora descobrir em que momento a droga foi inserida na embarcação. Uma das suspeitas é de que a cocaína estivesse em uma das cabines do Costa Favolosa desde Santos, base para o tráfico internacional de drogas da maior facção criminosa de São Paulo.

O transatlântico passou por mais três cidades do Brasil após deixar Santos ainda em abril: Rio, Salvador e Recife. Após atravessar o Atlântico, o navio fez escalas em Tenerife, Cádiz e Barcelona, na Espanha, até chegar em 29 de abril, em Marselha.

Após dois dias, em um cruzeiro pela Savona, na Itália, o Costa Favolosa retornou para Marselha. Os agentes da alfândega suspeitaram dos brasileiros.

Em 2 de maio, 8,4 quilos foram encontrados numa sacola jogada ao mar por uma mulher. Teve início aí a vistoria da embarcação.

Na cabine do casal, os agentes descobriram com um homem, companheiro da mulher, 86,4 quilos em seis malas ou mochilas que estavam escondidas debaixo do colchão da cama. Durante a vistoria, duas mulheres, sem qualquer mala, retornaram ao transatlântico para se encontrar com o casal.

Todos foram presos e levados para prestar depoimentos. Neles, as duas mulheres contaram que entregaram suas malas em um apartamento alugado no Centro de Marselha.

O homem e as mulheres disseram ainda que foram recrutados como mulas em São Paulo. Depois, viajaram para a Europa de avião e embarcaram no transatlântico quando o navio estava em Savona.

A grande dúvida que as polícias querem esclarecer agora é a cidade onde a droga foi inserida no transatlântico, quem cuidou dessa operação e se viajou com a cocaína até a Europa para entregar ao homem e às três mulheres.

g1

Nenhum comentário: