03/03/2023

'ACHO FRESCURA' - DIZ JORNALISTA LEDA NAGLE SOBRE O TERMO 'TODES' - 'NÃO VOU USAR'

Jornalista Leda Nagle diz que não vai usar o termo ‘todes’: ‘Acho frescura’

Nesta quinta-feira (2), a apresentadora Leda Nagle teve seu nome envolvido em uma discussão relacionada a questão de gênero. A jornalista disse que é contra o termo ‘todes” para se referir às pessoas não-binárias e ainda chamou de “frescura”.

“Não vou falar todes. Vou falar todos porque todos quer dizer todos nós. Nós todos. Mas eu não vou falar [a linguagem neutra], porque não vou aprender agora isso. Mas é difícil porque você não quer ofender as pessoas também. Acho frescura. Quem quiser falar, fala, mas eu não vou falar”, comentou em entrevista ao podcast Papagaio Falante, apresentado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo.

Leda prosseguiu assumindo ser muito difícil assimilar novos pensamentos e atitudes. “Tem um monte de coisa que eu não sei hoje em dia como se fala mais. Você não sabe mais como se referir, por exemplo. Tem o ‘denegrir’ que não pode falar. ‘Mulata’ também não pode e isso me incomoda muito, porque às vezes fico meio atrapalhada”.

Vale destacar que o termo “todes” tem sido adotado nas cerimônias oficiais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a justificativa de promover a inclusão de pessoas não-binárias que não se identificam nem com o gênero feminino nem com o masculino. O “e” é colocado no fim das palavras, ao invés de “a” ou “o”.

Com informações de F5 – Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: