20/02/2023

LITORAL DE SÃO PAULO APÓS FORTES CHUVAS: 36 MORTOS, 228 DESALOJADOS E 338 DESABRIGADOS ATÉ O MOMENTO

Tragédia no litoral de SP: 36 mortos, 228 desalojados e 338 desabrigados

Até o momento, foram registradas, oficialmente, 36 mortes, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas em consequência das fortes chuvas que atingiram o litoral paulista entre a noite de sábado (18/2) e a manhã deste domingo (19/2). O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, as mais impactadas pelas tempestades.

Conforme a última atualização da Defesa Civil, são 35 mortos em São Sebastião (31 na Barra do Sahy, um no Morro do Esquimó, um em Boiçucanga e um em Juquehy) e uma morte em Ubatuba.

As fortes chuvas também comprometeram a qualidade do manancial de onde o município litorâneo capta água. Segundo a Sabesp, o tratamento de água foi interrompido em decorrência da grande quantidade de galhos, lama e pedras presentes no reservatório.

“No momento, a companhia opera de forma reduzida. Equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento, lembrando que imóveis sem caixa d’água podem sofrer desabastecimento.”

Ao todo, 39 bairros foram atingidos.

Previsão

Segundo o CGE, a segunda-feira (20/2) terá muitas nuvens, poucas aberturas de sol e temperatura em elevação. Entre o meio da tarde e o início da noite, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas isoladas com forte intensidade, porém curta duração. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.

Com informações de Metrópoles

Nenhum comentário: