15/02/2023

ESCRITÓRIO DA UBER FECHA EM NATAL

Uber confirma fechamento do escritório em Natal


O escritório da empresa de motoristas por aplicativo, Uber, foi fechado em Natal. A informação foi divulgada por trabalhadores do segmento em contato com a redação do Portal 96, na manhã desta quarta-feira (15). Um dos denunciantes foi o motorista Gilvan, conhecido como "Uber Balada" - veja o vídeo acima:

Segundo ele, o escritório funcionava no Tirol Way Office, na avenida Salgado Filho, em Tirol, na zona Leste. O problema já estaria sendo registrado há alguns dias.

Apesar de o local ter sido denunciado sobre a falta de funcionamento, o aplicativo segue normalmente com suas funções.

Nota da Uber

Desde o início da pandemia, temos buscado otimizar a forma em que atendemos a motoristas e entregadores parceiros, reforçando nosso suporte com diferentes canais de atendimento, como chat e telefone. Nesse processo, temos aprendido que é possível ampliar e melhorar nossos canais de suporte de maneira remota, oferecendo aos motoristas parceiros uma resposta mais ágil 24h por dia. Nesse contexto, decidimos fechar o espaço de atendimento presencial de Natal.

POLÊMICA NACIONAL

Na semana passada, foi destaque nacional a fala do minsitro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), defendendo a regulamentação do serviço de carona prestado por aplicativos como Uber. Na ocasião, Marinho desconsiderou que o tema possa colocar em risco a permanência de aplicativos, como o Uber, no Brasil.

Conforme publicamos em janeiro último, a Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (AMASP), que participou da construção da proposta do atual governo, pleiteava que profissionais que atuam por intermédio de aplicativos tivessem, por exemplo, uma relação com as empresas tais como os microempreendedores individuais (MEIs). Estes não têm garantia de descanso remunerado ou jornada de trabalho, mas estão sob cobertura previdenciária.

Diante da fala do ministro do Trabalho, a Uber informou, em nota, o seguinte:

“A empresa que deixou a Espanha após a regulação foi a Deliveroo, o que fez cerca de 4 mil entregadores espanhóis perderem acesso à geração de renda. A Uber continua suas operações na Espanha. Além disso, tem apresentado ao governo os problemas identificados na implementação da regulação, que levou à migração forçada de muitos profissionais para o modelo de operadores logísticos – sem cadastro direto nos aplicativos, e reduziu o número de pessoas trabalhando na atividade.

No Brasil, é fundamental que essa integração previdenciária seja feita a partir de um modelo mais vantajoso para motoristas e entregadores do que as opções atuais. Isso porque elas são consideradas muito caras e burocráticas por grande parte desses trabalhadores.

O posicionamento da empresa foi construído após pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha com motoristas e entregadores que revelaram os motivos de não aderir ao formato atual da Previdência. Além disso, com a população brasileira, que revelou apoiar mudanças para ampliar a cobertura da Previdência às novas formas de trabalho via aplicativos”.

Nenhum comentário: