24/01/2023

NÚCLEO DA TERRA 'FREOU' E O PLANETA PODERÁ SOFRER SÉRIOS PROBLEMAS

Estudo aponta que núcleo da Terra "freou"; entenda como isso pode afetar o planeta

Um estudo feito a partir de dados de terremotos aponta que o núcleo da Terra desacelerou e agora parou de girar mais rápido do que o próprio planeta. A descoberta foi realizada por Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim, que estudam o fenômeno desde 1995.

O artigo realizado pela dupla de sismólogos foi publicado na revista "Nature Geoscience", e segundo os autores, o resultado da pesquisa foi uma surpresa para ambos. No artigo, é explicado que o núcleo da Terra costumava girar mais rápido do que o planeta em si. Porém, em algum momento das décadas recentes (possívelmente em 2009), o centro terrestre teria desacelerado.

Com esse cenário, os campos gravitacionais e magnéticos da Terra podem sofrer mudanças, além da própria geofísica do planeta, fazendo com que ocorra a alteração na duração de um dia em algumas frações de segundo. Isso é possível porque a duração de um dia está diretamente ligada ao movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo (que dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimo de segundo).

Durante entrevista ao El País, Xiaodong Song, um dos autores do estudo, explicou que "Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança (na forma como o núcleo gira)". Song também afirmou que a alteração na rotação do planeta pode causar outras consequências, como a alteração do nível do mar e, por sua vez, a alteração da temperatura global da Terra.

Apesar disso, é necessário mais tempo para avaliar os potênciais impactos que podem ocorrer com a diminuição da rotação do núcleo terrestre.

Com informações do G1

Nenhum comentário: