18/01/2023

LULA SE OPÕE À CRIAÇÃO DE CPI PARA INVESTIGAR ATOS GOLPISTAS

Lula é contra CPI

Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (18), o presidente Lula (PT) se declarou contrário à implementação de uma CPI na Câmara dos Deputados ou no Senado para investigar os responsáveis pelos atos golpistas que ocorreram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro.

Lula afirmou que, tendo em vista a existência de uma investigação em curso por parte das autoridades policiais, uma apuração paralela por parte do legislativo pode atrapalhar o trabalho investigativo.

“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, disse.

O presidente também teceu críticas ao aparato de inteligência do governo federal, incluindo das três Forças Armadas, por não o terem alertado sobre o risco de invasões às sedes dos três poderes. Durante os atos golpistas, Lula estava em agenda no interior de São Paulo. De acordo com ele, sequer teria saído de Brasília se fosse previamente alertado sobre o risco dos atos golpistas.

Lula ainda criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não ter manifestado o reconhecimento do resultado das eleições. Na entrevista, disse que sua impressão era de que seu antecessor sabia previamente dos atos, e que mantinha o silêncio para fortalecer o movimento que resultou nos ataques. As invasões, ao seu ver, foram “o início de um golpe de Estado”.

congressoemfoco

Nenhum comentário: