18/01/2023

INDISPOSIÇÃO DE LULA COM AS FORÇAS ARMADAS É MINIMIZADA PELO GABINETE CIVIL

Ministro-chefe da Casa Civil minimiza indisposição do governo com Forças Armadas

Rui Costa falou sobre investimentos em Defesa após um almoço com o ministro da pasta, José Múcio, nesta terça-feira

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, minimizou nesta terça-feira (17) a indisposição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as Forças Armadas e disse que não é prudente “misturar eventuais comportamentos inadequados” de militares com o compromisso constitucional das instituições. A declaração ocorreu após um almoço entre Rui Costa e o ministro da Defesa, José Múcio.

“Não podemos permanecer, de forma nenhuma, com as nossas instituições contaminadas por esse conceito de governo que se encerrou no dia 31 [de dezembro]. Qualquer nação do mundo que quer se desenvolver tem que ter a democracia forte e tem que ter instituições de Estado, não de governo”, completou.

Na semana passada, Lula disse que houve “conivência” da Polícia Militar e das Forças Armadas nas manifestações de 8 de janeiro. O presidente também afirmou estar convencido de que alguém facilitou a entrada de extremistas no Palácio do Planalto.

Foi Múcio quem convidou Rui Costa para almoçar. Ele também convidou os comandantes do Exército, general Júlio Cesar de Arruda; da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. A reunião é uma tentativa de aproximar os militares do governo federal e alinhar as expectativas sobre o Ministério da Defesa.

Nesta terça-feira (17), o Diário Oficial da União trouxe a exoneração de 56 militares que atuavam na coordenação da administração do Palácio da Alvorada no regime de gratificação. Sobre as exonerações, Rui Costa disse que elas são “naturais”. Até o momento, Lula já exonerou mais de 1.200 servidores da Esplanada.

R7

Nenhum comentário: