28/01/2023

DOAÇÃO DE SANGUE POR GAYS E BI NOS EUA PODERÁ TER NOVAS REGRAS

EUA estudam mudar regras para doação de sangue por gays e bi

Os Estados Unidos podem mudar as regras para a doação de sangue por homens gays e bissexuais. A ideia está em discussão pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos e alimentos, segundo comunicado emitido nesta sexta-feira (27).

Entre as mudanças, foi citado que aqueles que tiveram parceiros sexuais nos três meses anteriores à doação deverão aguardar um período para poder doar.

Além disso, todos os doadores que trocam sexo por dinheiro ou utilizam drogas injetáveis sem receita médica não poderão doar. Assim como quem testou positivo para HIV, os que estão em tratamento para HIV, mesmo indetectável, também não poderão doar.

Ainda sobre HIV, interessados em doar sangue que tomam medicamento para a prevenção da infecção seja a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ou Profilaxia Pós-Exposição (PEP) precisarão aguardar três meses para fazer a doação.

Os que tomaram PrEP injetável terão um tempo maior para doar: 2 anos a partir da injeção mais recente.

Poderão doar apenas os homens gays ou bissexuais que não tenham novos ou múltiplos parceiros, mas os demais critérios devem ser atendidos.

Hoje, os Estados Unidos permitem que homens destes grupos doem sangue apenas se estiverem em abstinência sexual de três meses.

Nenhum comentário: