06/12/2022

LISURA TOTAL: 67 PESSOAS INVESTIGADAS NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE LULA

Transição do governo federal tem 67 pessoas investigadas

A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conta com pelo menos 67 pessoas que são ou já foram investigadas pelas polícias, pelos órgãos de controle ou pelo Ministério Público. Alguns estiveram envolvidos em escândalos apurados pela operação Lava Jato. É o caso de Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento e das Comunicações, que chegou a ser preso em 2016.

A lista tem Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Casa Civil e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que respondeu a inquérito por tráfico de influência e obstrução de Justiça. A própria presidente do PT, Gleisi Hoffmann, responde a inquérito por corrupção em contrato do antigo Ministério do Planejamento. O advogado de Lula, Cristiano Zanin, foi investigado na Lava Jato em 2020, por suposta participação em desvios no Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, etc.).

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Estado por improbidade administrativa em 2019, num contrato para gerenciar a iluminação pública da cidade. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) é investigado em diversos inquéritos e foi indiciado em 2021 por um suposto recebimento de R$ 1 milhão em propinas da Odebrecht.

Nenhum comentário: