31/12/2022

FUNERAL DE BENTO XVI - ENTENDA COMO SERÁ

Entenda como será o funeral do Papa Emérito Bento XVI, primeiro a renunciar em seis décadas

Quando morre um Papa, a tradição do Vaticano para funerais é bastante clara e antiga, mas o fato de Bento XVI, cuja morte aos 95 anos foi anunciada neste sábado, ter sido a primeira pessoa a renunciar ao Pontificado em seis séculos deixa os preparativos mais incertos. Os detalhes do velório ainda são desconhecidos, mas a Santa Sé confirmou que o corpo será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira para que os fiéis possam se despedir.

A data do início do velório no Vaticano, contudo, foi tudo que a Santa Sé anunciou até agora, por meio de seu secretário de imprensa, Matteo Bruni. Não se sabe se Bento usará as tradicionais vestes vermelhas papais, se os tradicionais nove dias de luto serão respeitados ou se líderes internacionais serão convidados, por exemplo. Nem o lugar onde seu corpo será enterrado já foi definido, frente a situação sem precedentes na História moderna de precisar velar um Papa emérito.

Uma das poucas certezas é que não haverá necessidade de convocar o tradicional conclave, quando todos os cardeais se reúnem no Vaticano para escolher um novo Papa — a chaminé da Capela Sistina solta fumaça preta, que se torna branca quando o novo Pontífice é escolhida. Isto porque Bento XVI deixou de chefiar a Igreja Católica em 2013, quando renunciou. Desde então, viveu praticamente em clausura no monastério Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Segundo vaticanistas, é provável que a missa rezada para celebrar Bento XVI seja presidida por seu sucessor, o argentino Papa Francisco, nos próximos dias. Por leis estabelecidas em 1996, o enterro do chefe da Igreja Católica deve ocorrer entre quatro e seis dias após a sua morte.

O Globo

Nenhum comentário: