24/11/2022

SAIBA QUEM É VALÉRIA BOLSONARO ESCOLHIDA PARA COMPOR TRANSIÇÃO DE TARCÍSIO DE FREITAS EM SP

Quem é Valéria Bolsonaro, escolhida para compor a equipe de transição de Tarcísio de Freitas?

A deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL) foi uma das escolhidas para integrar a equipe de transição do próximo governador de São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos). O sobrenome de Valéria, igual ao do chefe do Executivo, foi adquirido pela parlamentar via casamento com um primo em segundo grau do presidente, Luis Oscar Bolsonaro.

Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, Valéria se mudou para Campinas em 1985. Na cidade, ela se formou em Biologia pela PUC-Campinas. Antes de atuar na política, foi professora na rede estadual e municipal, trabalhando com educação infantil, de jovens e de adultos.

A proposta relembra ainda outros benefícios que foram concedidos devido à crise financeira alegada pelas empresas, como a isenção de ICMS e a redução da base de cálculo do imposto nas saídas internas de diesel destinadas aos transportes públicos. O Executivo, entretanto, afirma que a medida tem se demonstrado insuficiente devido “aos sucessivos aumentos de óleo diesel promovidos em razão da política de preço de paridade internacional adotado pela Petrobras”, o que estaria pressionando as empresas a aumentarem o valor da tarifa.

“É um projeto que busca solucionar a problemática do transporte público no Rio Grande do Norte e o que vejo é a administração estadual tentando resolver”, esclareceu o relator do projeto, Tomba Farias (PSDB). O deputado José Dias (PSDB), também na sessão, disse que o “Governo tem dinheiro demais. Tem que gastar com o que precisa mesmo”.

Pela lei, fica determinado que nos primeiros 60 dias o valor da 'subvenção econômica' será determinado pelo DER com base nas médias das gratuidades concedidas nos últimos três exercícios fiscais. Nesse período, as empresas concessionárias ou permissionárias que ainda não aderiram ao sistema de bilhetagem eletrônica deverão realizar todas as adequações necessárias para a implantação. Os valores destinados também poderão ser compensados com a quitação de débitos anteriores existentes com o Estado.

A primeira tentativa política de Valéria foi em 2016. Na época, ela disputou uma vaga na Câmara Municipal de Campinas pelo PSC, mas não obteve sucesso. Na eleição seguinte, foi eleita como deputada estadual pelo PSL, após obter mais de 54 mil votos, e foi reeleita neste ano, agora filiada ao PL.

Valéria apoiou a reeleição do presidente Bolsonaro durante as eleições e se posicionou sobre o último acontecimento envolvendo a candidatura do chefe do Executivo: a entrega de um documento do PL que afirma que o atual mandatário obteve 51% dos votos no segundo turno. “Não temos medo de novas eleições. O que nos apavora é a falta de transparência e de lisura”, publicou em rede social.

Nenhum comentário: