20/11/2022

AÍ TEM COISA: GILMAR MENDES MANDA PF DEVOLVER CELULARES DE DIRETORES DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Gilmar Mendes manda PF devolver celulares de diretores da FGV

Após suspender as investigações sobre suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude na Fundação Getúlio Vargas, o ministro Gilmar Mendes (foto), do STF, determinou a “imediata” devolução dos bens apreendidos dos diretores da instituição.

Segundo o Estadão, estão entre os bens valores em moeda estrangeira, celulares e computadores.

Em sua decisão, o ministro mandou o diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, fazer a Superintendência da corporação no estado do Rio de Janeiro cumprir a decisão “sem prejuízo de apuração da responsabilidade penal e administrativa das autoridades recalcitrantes”, em referência a possível investigação de agentes que negaram a devolução do material.

Ao suspender as investigações sobre supostas fraudes na FGV, Gilmar Mendes questionou “a indevida expansão da competência” da Justiça Federal do Rio de Janeiro para julgar o inquérito e criticou o que chamou de “universalização” da Lava Jato do Rio.

O magistrado também questionou o uso da delação do ex-governador Sérgio Cabral e as provas para embasar a operação da Polícia Federal.

Na última quinta-feira, a PF deflagrou a Operação Sofisma, que mira um esquema de corrupção que explorava a FGV. Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O Antagonista

Nenhum comentário: