31/10/2022

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA (31) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN

Segunda-feira, 31 Outubro 2022

Guardai-me em paz, junto a vós, 6 Senhor!

SI 131

Lc 14,12-14:

"Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir. Receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

Irmãos e irmãs,

Jesus ainda está na casa do chefe dos fariseus, onde tinha desestimulado a busca de privilégios, expressa na corrida pelos primeiros lugares nos banquetes.

Ali, deu também outro ensinamento, na mesma linha: ao dar uma festa, não convidar os que lhe podem retribuir com a mesma moeda, mas convidar os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos.

A lógica do Reino de Deus supera o fechamento em nosso mundo de iguais (amigos, irmãos, parentes, vizinhos ricos), para nos abrir ao mundo dos necessitados e sofredores.

A inclusão deles em nossas preocupações, em nossas instituições, em nossas festas nos assegura que estamos no caminho do Evangelho da fraternidade e do amor ao próximo.

Cf. paulinas, viver a palavra 2022

PROPOSTA DO DIA:

Examinar o lugar que têm os pobres em suas opções de vida.


Pe. Bianor
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação

Nenhum comentário: