28/09/2022

SAÚDE: ALERTA - AUMENTA NÚMERO DE SUICÍDIOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 'SINAIS PODEM SER SUTIS'

Suicídios de crianças e adolescentes alertam sobre adoecimento e tabus; 'sinais podem ser sutis'

Uma história que mal começou e foi interrompida de forma extrema. Como evitar partidas precoces como a da menina de 14 anos, skatista e adoradora de girassóis, que tirou a própria vida? De que modo é possível perceber os sinais? O que fazer para ajudar quando isso ocorre tão perto? O esforço na busca por respostas e na aplicação delas pode ser decisivo para salvar crianças e adolescentes.

Só nos primeiros oito meses deste ano, 36 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos tiraram a própria vida no Ceará. São cerca de quatro registros por mês, um por semana, de um tema que ainda é pouco discutido: o suicídio infantil.

O número prova que casos de suicídio entre crianças e adolescentes são reais, ocorrem constantemente e são contabilizados pelas autoridades de saúde dentro dos códigos que integram a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Embora o dado seja coletivo, o fato é que cada uma dessas pessoas faz parte de um grave problema de saúde pública que, apesar dos diferentes avanços em distintos níveis sociais, tem permeado cada vez mais o cotidiano de famílias no Estado.
As estatísticas de 2022, levantadas pelo Diário do Nordeste, se somam a um fenômeno que sempre ocorreu. Só nos últimos 10 anos, foram registrados 529 suicídios de pessoas de até 19 anos, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, com atualização até o dia 31 de agosto.

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: