07/09/2022

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA: MOSSORÓ/RN SE TORNA A CAPITAL DO CRIME EM 2022 - JÁ CONTABILIZA 115 HOMICÍDIOS

Mossoró já contabiliza 115 homicídios este ano; 7% a mais que em todos 2021

A violência cresceu na 2ª maior cidade do Estado, nos 8 primeiros meses de 2022. Conforme os dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE-SE- SED), o município de Mossoró chegou a 115 homicídios entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Os números já superam a quantidade de ocorrências letais registradas em 2021 durante o mesmo período, quando somaram 107.

Ainda de acordo com os dados do COINE, em 2022, foram registradas 99 ocorrências de homicídio doloso, ou seja, 10% a mais que no ano passado. Mossoró teve ainda três mortes por latrocínio, oito por intervenção policial, três por lesão corporal seguida de morte e dois casos de feminicídio.

Entre os crimes que contribuem para essa estatística, está marcada a noite sangrenta de 22 de maio. No bairro dos Pintos, Cláudio Roberto de Oliveira, Jeferson do Nascimento Matias e José Alison de Oliveira Júnior foram assassinados à tiros enquanto estavam em um bar. Na mesma ocorrência, a mãe de José Alison e outras duas pessoas também foram baleadas e socorridas. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que o atentado foi cometido por dois homens encapuzados. Após descerem de um carro preto, os suspeitos teriam dito “vai morrer todo mundo” antes de efetuar os disparos contra as vítimas, que morreram no local. Ainda segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 21h40.

Duas horas depois, mais um crime foi registrado na capital do oeste potiguar. Por volta das 23h, Bruno Fredson de Moura, de 29 anos, foi executado à tiros no bairro Barrocas. A esposa relatou à polícia que, no momento do crime, o marido estava em casa quando dois homens chegaram pelos fundos do imóvel e o chamaram. Pouco depois, ela escutou os disparos e encontrou o marido caído no chão.

Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar em Mossoró, o tenente-coronel Jailson Andrelino falou sobre o aumento no número de homicídios em Mossoró. O comandante acredita que o crescimento dos homicídios está relacionado com o tráfico de drogas:

“Com o aumento do tráfico, os territórios do tráfico também aumentam. Alguns territórios já são ocupados por criminosos, e há outros criminosos que querem ocupar aqueles que dão mais lucro. E quanto mais aumenta o tráfico, mais aumentam os assassinatos”. Ele ainda ressalta que esses aumentos são cíclicos: “Esses aumentos (de homicídios) sempre ocorrem no fim de períodos por causa das cobranças nas dívidas do crime, como de seis em seis meses ou no fim do ano, onde há um crescimento no número de

homicídios”.

Diante desse cenário, o tenente coronel conta que a ideia é intensificar as ações policiais para diminuir a incidência de homicídios no município. Já no último sábado (03), foi iniciada uma força-tarefa para combater o tráfico na cidade. Nas abordagens, a Polícia Militar apreendeu mais de 20 quilos de drogas, divididos entre maconha, cocaína e outros entorpecentes. “Vamos trabalhar dia e noite para diminuir os homicídios na cidade de Mossoró. Já fizemos grandes apreensões e queremos mais”, disse.

Com informações do Blog do Túlio Lemos

Nenhum comentário: