05/08/2022

POR ORDEM DA JUSTIÇA PM DESPEJA ACAMPAMENTO DO MST NO LITORAL NORTE POTIGUAR

Acampamento do MST no Litoral Norte do RN recebe ordem de despejo da Justiça

Policiais militares do Rio Grande do Norte cumprem nesta quinta-feira (4) um mandado judicial de despejo de um acampamento do Movimento Sem Terra em Rio do Fogo, no Litoral Norte do estado. A ação foi filmada por moradores durante a manhã. Segundo o MST, 340 famílias vivem no local.

As famílias da Comuna Paraíso dos Carajás afirmam que foram pegos de surpresa e alegam que a ação é ilegal. Já a Polícia Militar diz que apenas presta apoio ao oficial de Justiça. A decisão é da Comarca de Touros, de acordo com a PM.

O MST do Rio Grande do Norte lembrou, por meio de nota, que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), todos os despejos em território nacional estão suspensos até outubro.


“A Comuna Paraíso dos Carajás, localizada no litoral Norte do Estado do Rio Grande do Norte, em Rio do Fogo, sofre ordem de despejo e encontra-se neste momento sob ameaça de batalhão de choque da polícia e de ação com retroescavadeira, no intuito de destruir as moradias”, informou o MST.

Segundo o MST, a comuna é fruto de uma ocupação realizada no mês de abril e possui 340 famílias. Ainda de acordo com o movimento, o Comitê de Conflitos Agrários, que é responsável pela mediação de conflitos agrários no estado, não foi acionado para atuar na situação.

De acordo com a PM, foram enviados militares do Batalhão de Choque, da cavalaria, da Companhia Independente de Operações em Áreas Rurais (Ciopar) e da 7ª Companhia Independente da PM. A PM negou que haja destruição de barracos.

Com informações do G1 RN

Nenhum comentário: