28/07/2022

VASCO ESTÁ LIBERADO PELO CONSELHO PARA VENDER SAF AO 777 PARTNERS

Com um voto contrário, Conselho Deliberativo do Vasco recomenda venda da SAF para a 777

Em reunião na noite desta quarta-feira, o Conselho Deliberativo do Vasco recomendou aos sócios a aprovação da proposta da 777 Partners pela SAF. A decisão, com base nos pareceres emitidos pelos poderes do clube sobre os contratos, foi tomada após 181 votos favoráveis, um contrário e sete abstenções.

- É o último capítulo do Conselho Deliberativo como participante do processo da SAF. Acho que exerceu um papel importante de propor o debate e destrinchar o assunto. Você pode ser contra ou a favor, mas hoje todo mundo sabe o que está sendo discutido. Os riscos são do negócio. O trabalho foi bem feito, agora o sócio tem o trabalho final - disse o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca.

O encontro, com participação de 189 conselheiros, teve início pouco depois das 20h, com mais de 30 pessoas presentes na Sede Náutica da Lagoa e o restante em sala virtual. Para que a recomendação fosse aprovada, pelo menos 2/3 dos votantes teriam que votar "sim", como aconteceu. O último passo para a aprovação da venda da SAF se dará no dia 7 de agosto, com a Assembleia Geral de sócios.

Antes da votação, o presidente da Comissão Especial responsável pela análise dos contratos, Roberto Duque Estrada, explicou como foi o trabalho do grupo formado por 15 conselheiros. Tanto o parecer da comissão, como também os pareceres do Conselho Fiscal e do Conselho de Beneméritos, foram acessados pelos conselheiros para a reunião desta quarta.

O parecer da Comissão Especial não teve assinatura de dois membros. Os beneméritos Alexandre Bitencourt e Luís Manuel Fernandes elaboraram um outro documento com "riscos críticos" do processo. Eles pediram a palavra para explicar o por que da não assinatura. O principal risco, segundo parecer separado dos dois conselheiros, é a não garantia efetiva que a SAF mantenha investimentos elevados no futebol após o período dos aportes iniciais, ou seja, depois de 2026.

- O interesse de todos nós é garantir um grau de investimento para que o Vasco se mantenha por longo período disputando títulos, e o interesse do investidor é ganhar dinheiro explorando a marca. Pode haver interesses convergentes, claro, mas também há divergentes - afirmou Luís Manuel.

O presidente do Conselho Deliberativo afirmou após a reunião que a votação expressiva o surpreendeu. Ele acredita que a tranquilidade da votação se deu pela ausência de membros mais categóricos contra o processo.

- Esperava uma reunião bem mais conturbada, mas notei algumas ausências que seriam em tese aqueles esperados para o embate, o debate mais acalorado. Talvez por isso o clima tenha sido diferente do que eu esperava. Esse aspecto fala diretamente com a questão da judicialização, que é excessiva no Vasco. Hoje são três, quatro ações para o mesmo tema para ver se uma emplaca.

- Muitas vezes abre-se mão de participar por dentro do processo do clube, onde se tem voz e pode colocar a questão de maneira democrática, para se tentar de maneira judicial. Acho que vale o embate, o levantamento de riscos, as dúvidas para depois os sócios resolverem. A votação me surpreendeu, uma recomendação forte, de 181 pessoas, de mais da metade do Conselho Deliberativo.

Minutos antes, o clima era de incerteza sobre a realização da reunião. Isso porque o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou nesta quarta o pedido de cinco sócios Beneméritos do Vasco e obrigou o clube a abrir os contratos com a 777 Partners.

- O Vasco não foi oficialmente intimado. Não há decisão que impeça a reunião - declarou Carlos Fonseca antes da votação ser iniciada.

A sentença do desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho deu prazo de 48 horas a partir da intimação para que o Vasco atendesse à decisão e abrisse os contratos. A sentença em primeira instância indeferiu o pedido do grupo. Já a decisão em segunda instância, dada em caráter liminar nesta quarta, foi aceita.

Para conceder a tutela antecipada, o desembargador argumentou que "há indicativos de que a constituição da Vasco da Gama SAF possa ocorrer em data próxima" e citou o exemplo da reunião do CD que acontece à noite na Sede Náutica.

GE

Nenhum comentário: