17/07/2022

SÉRIE C: ABC NÃO PODE PENSAR EM OUTRO RESULTADO QUE NÃO SEJA A VITÓRIA CONTRA O REMO (HOJE / 17/07)

Ameaçado, ABC tenta voltar a vencer

Há mais de um mês sem vencer na Série C do Brasileirão, o ABC tem hoje uma missão difícil pela frente, se não deseja aumentar o risco de decepcionar os seus torcedores na reta final de classificação dos clubes para a segunda fase da competição. O treinador Fernando Marchiori sabe do tamanho do desafio que será conseguir trazer um resultado do confronto contra o Remo, no estádio Baenão, em Belém do Pará e somado a essa dificuldade tem ainda a questão de duas baixas importantes na equipe, uma vez que o atacante Wallyson e o zagueiro Richardson, lesionados, sequer seguiram com os relacionados para capital paraense. A partida tem o início marcado para às 19 horas e terá a transmissão da JP News Natal.

Dentro de uma competição que vem se mostrando tremendamente equilibrada, onde a diferença entre o líder e o nono, primeiro clube fora da zona de classificação, é de seis pontos, a 15 rodada com pode provocar um cenário de grandes mudanças dentro do G-8. O ABC, por exemplo, em caso de derrota corre o risco de cair algumas posições e parar no limite da zona de classificação, depois de passar 14 rodadas integrando o pelotão de elite do Brasileiro. A distância dos potiguares para o São José, nono colocado, é de três pontos apenas.

O risco é iminente, mas o fato positivo é que se não está vencendo, pelo menos, o clube potiguar vem conseguindo manter uma jornada de oito partidas de invencibilidade. A equipe não perde desde o confronto contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, realizado no dia 14 de maio, em partida válida pela sexta rodada.

Outro trunfo potiguar é o seu forte sistema de marcação, que leva o clube a ter a zaga menos vazada da competição. Em 14 rodadas foram apenas oito gols sofridos. Média que projeta um gol a cada duas partidas pelo menos. O maior problema abecedista hoje se encontra no setor de armação e definição das jogadas. Desde a saída de Kelvin, um dos maiores destaques alvinegro na temporada, o clube não sabe o que é conquistar os três pontos.

Para tentar resolver o problema de criação, Marchiori até tentou puxar Wallyson para o meio-campo contra o Manaus, mas a experiência acabou não sendo bem sucedida. A equipe jogou mal e acabou frustrando os torcedores que compareceram ao Frasqueirão na última segunda-feira.

"Estamos carecendo de mais um pouco de tranquilidade no terço final do campo, ter mais zelo com a penúltima e última bolas. É necessário um pouco mais de tranquilidade também no momento das conclusões. Estamos numa fase da competição que gera ansiedade nos atletas pela vitória, completamos oito jogos invictos, mas também não conseguimos vencer há quatro e não há como negar que a questão gera incômodo. A questão é ter calma mesmo que daqui a pouco o ABC voltará a vencer novamente”, afirmou o comandante alvinegro.

O volante Erick Varão, que é um dos favoritos a entrar na equipe que vai encarar o Remo, se mostrou satisfeito com o trabalho realizado na semana pré -jogo. Ele disse que o treinador cobrou bastante dos atletas e considerou os dias de trabalho muito proveitosos.

"Foram duas de muita intensidade nos trabalhos e visando sempre o estilo de jogo e como o adversário deverá se comportar neste jogo dentro de casa. Vai ser uma partida equilibrada como as demais, teremos o respeito devido pelo rival, mas vamos entrar em campo para buscar os três pontos", ressaltou o meio-campista.

Varão disse que o apagão de vitórias não está interferindo no lado psicológico do elenco, pelo fato de três desses empates terem sido obtidos contra adversários que lutam dentro do grupo de classificação.

"Nossa equipe vem se mantendo muito equilibrada nas partidas e isso tem ajudado. Evita que haja desespero e a média de atuação vem sendo mantida", observou. Do outro lado do campo estará um adversário que luta por recuperação na Série C e que necessita aproveitar o fato de atuar como mandante para vencer e impedir que os clubes colocados no G-8 abram uma diferença maior.

O Remo está na 13 posição, com 18 pontos, dois atrás do oitavo colocado, mas com quatro clubes ocupando o intervalo entre posições na sua frente. Nem o empate poderá ser tomado como um resultado positivo para Leão, que vem realizando boas apresentações contra adversários que lutam na parte de cima da tabela. Ele tirou a invencibilidade do Mirassol logo nas rodadas iniciais e agora de um recente 2 a 2 contra o Paysandu. Ambos os jogos foram no Baenão. A matemática feita pela comissão técnica é que o clube tem de conquistar mais dez pontos para garantir o seu espaço entre os clubes classificados para segunda fase.

Os remistas vêm de uma semana movimentada após a derrota para o Atlético-CE, considerada um estopim para rescisão contratual com cinco atletas, que não vinham correspondendo com o esperado, de acordo com a diretoria.

O treinador Gerson Gusmão, que assumiu o cargo há três rodadas, ainda não conseguiu impor o seu estilo de jogo e a torcida, desconfiada quanto a possibilidade de sucesso com o novo trabalho, protesta. A reclamação é contra a apatia demonstrada pela equipe nas últimas rodadas. Então a diretoria resolveu agir com mão de ferro, atrás de promover uma correção de rota no trabalho.

A maior tormenta entre os torcedores do Leão, é que o clube não sabe o que é vencer um jogo desde o dia 6 de junho. Para tentar reencontrar o caminho da vitória diante do ABC, o treinador Gerson Gusmão prometeu não poupar esforços atrás de recolocar o time nos eixos, para isso acena, inclusive, em realizar mudanças significativas no grupo titular. A primeira deve ocorrer no gol, com a possível saída de Vinícius para a estreia de Zé Carlos.

A tranquilidade apresentada por Fernando Marchiori, apesar de o pelotão de trás estar chegando cada vez mais próximo rodada a rodada, talvez se explique pelos mesmos números. De acordo com o site Chance de gol, um clube que bater a casa dos 30 pontos, terá 99,5% de probabilidade de se garantir na segunda parte da competição. Trazendo isso para o campo prático, o ABC está a duas vitórias de atingir o seu segundo objetivo na disputa, o primeiro foi assegurar participação na Série C do próximo ano.

TN

Nenhum comentário: