12/06/2022

DIA DOS NAMORADOS - ORIGEM E DICAS

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil.

É muito comum nessa data a troca de cartões-postais e presentes especiais entre namorados.

Muitos casais viajam ou planejam um jantar especial, aproveitando para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.

Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em 12 de junho?

A data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Valentine's Day (em português, Dia de São Valentim, 14 de fevereiro) em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada.

O objetivo do publicitário era aumentar as vendas, pois em junho o desempenho do comércio era fraco.

Assim, aproveitando-se da fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos, que é comemorado no dia 13 de junho, João Dória sugeriu que o Dia dos namorados fosse comemorado no dia anterior, 12 de junho.

Em Lisboa, é tradição celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido.

Outra simpatia é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo mudá-la de posição somente quando Santo Antônio arranjar um marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 12 para o dia 13 de junho.

Valentine’s Day

Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data conhecida como Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim).

O Dia de São Valentim homenageia São Valentim, bispo que ficou conhecido por celebrar casamentos em sigilo em Roma, quando o Imperador Claudio II proibiu a celebração de casamentos.

A justificativa do imperador era de que homens solteiros seriam melhores combatentes, visto que os casados já não queriam mais se arriscar.

Por defender o amor e a união dos casais perante Deus, São Valentim foi julgado e condenado à morte. A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269 d.C.

8 ideias para surpreender o seu amor no Dia dos Namorados

Aproveite a data para fazer algo que você e seu companheiro dificilmente fazem ou que nunca tenham feito.

O importante nesta data é ser criativo; aí a emoção é muito maior. Puxe pelas ideias românticas para este dia.

Confira as nossas sugestões:

1. Programe um jantar romântico

Combinem um jantar em algum restaurante que ambos gostem. Ou então, preparem juntos um prato especial para celebrar o amor nesse dia.

2. Façam um jogo de perguntas e respostas

Organize um jogo com perguntas e respostas sobre a relação. A ideia é que seja divertido e romântico. Quem perder pode cumprir uma tarefa no dia seguinte, como preparar o jantar, por exemplo.

3. Faça uma caixa-surpresa para o seu amor

Que tal fazer você mesmo o presente para o seu amor? É super original e certamente será uma surpresa e tanto!

Você pode decorar uma caixa bem bonita e colocar dentro bilhetinhos, bombons e outras guloseimas, fotos e pequenas coisas que remetam ao amor e companheirismo de vocês. Use a criatividade!

4. Organize um piquenique romântico

Se o dia estiver ensolarado e bonito, aproveite para organizar com seu amor um piquenique só vocês dois. O ideal é que seja em um lugar ao ar livre, mas com sombra.

Escolha o final da tarde, assim vocês também podem curtir um lindo pôr do sol.

5. Espalhe mensagens de amor pela casa

Se você mora junto com seu companheiro(a), surpreenda-o com bilhetinhos carinhosos pela casa. Pode ser em lugares improváveis, como na gaveta de meias, no armário do banheiro ou até mesmo no carro.

6. Viajem sozinhos para um lugar especial

Façam uma viagem só os dois para um lugar tranquilo, onde possam se conectar, conversar e namorar bastante sem interrupções.

7. Se hospedem em um hotel bacana

Se o tempo e o dinheiro estão curtos para fazer uma viagem, que tal passar o dia em um hotel bacana? Assim vocês tiram um tempo para namorar em um lugar diferente.

8. Assistam um filme ou uma série juntos

Planejem uma ida ao cinema para assistir aquele filme que os dois estavam com vontade de ver, ou então, façam uma sessão de cinema ou uma maratona de séries no aconchego de casa.

calendarr

Nenhum comentário: