22/06/2022

ACUSAÇÃO POR ABUSO SEXUAL: ATÉ TU, BILL COSBY?

Bill Cosby é condenado por abusar sexualmente de garota de 16 anos em 1975

Bill Cosby foi condenado nesta terça-feira por ter assediado sexualmente Judy Huth em 1975, quando ela tinha 16 anos, na mansão da Playboy, em Los Angeles. Hoje o ator tem 84 anos, e ela, 64. A decisão veio de um júri na Califórnia, que ainda decidiu que Huth deve receber US$ 500 mil por danos.

Cosby, que foi uma figura icônica da comédia americana nos anos 1980, enfrentou diversas acusações de abusos e estupro, e chegou a ser condenado e preso em 2018 –mas a condenação foi anulada por uma questão técnica, e ele foi solto em 2021.

A ação de Huth, por sua vez, apresentada em 2014, foi desarquivada pouco após essa data, e agora marca uma nova vitória para as vítimas do ator, que já somam dezenas de mulheres.

A decisão é vista também como uma oportunidade para que outras vítimas, que tiveram seus processos anulados pela demora, tenham sua parcela de justiça. A situação de Huth pôde avançar pois o júri considerou que ela era menor de idade na época do abuso, e a lei da Califórnia estende o prazo em que pessoas molestadas quando crianças podem entrar com uma ação civil.

Cosby negou consistentemente os relatos de todas essas vítimas, dizendo que, se teve as relações sexuais que teve sempre foram consensuais.

Na versão de Huth para o júri, ela teria encontrado Cosby durante filmagens em um parque. Ela o admirava, seu pai colecionava os trabalhos cômicos do ator, e acabou acompanhando ele até um quarto isolado na mansão da Playboy. Em um depoimento, emocionada, ela afirmou que Cosby tentou enfiar as mãos na calças dela, e depois a forçou a transar com ele.

"Eu estava com os olhos fechados naquele momento", disse Huth no tribunal. "Eu estava enlouquecendo." Por fim, disse que se sentiu "enganada". "Eu estava decepcionada. Eu estava ferida."

Nenhum comentário: