07/05/2022

CEARÁ-MIRIM: GUARDA MUNICIPAL REALIZA 'OPERAÇÃO TRÂNSITO DE PAZ'

Secretaria Municipal de Defesa Social de Ceará-Mirim/RN, deflagra operação Trânsito de Paz.



A secretaria Municipal de Defesa Social, através da COMUTRAN e da GUARDA MUNICIPAL, Realizou na noite de Sexta-feira (06) a operação Trânsito de Paz, com o objetivo de combater as irregularidades e crimes de trânsito na cidade, além de coibir a ação de possíveis delitos e conscientizar sobre a importância do ato de conduzir veículos.

A operação que iniciou na pela parte da manhã, com os Guardas Municipais, lotados na COMUTRAN, fazendo o ordenamento e conscientização, bem como fiscalizando e orientando os moto-táxis a regularizarem suas permissões junto a Secretaria, afim que os mesmos, exerçam sua profissão baseada na Lei Federal 12.009/09, que regulamenta o exercício da profissão de "Moto-taxista", bem como a de moto-frete e motoboy, dando assim segurança e legalidade aos usuários dos serviços oferecidos.

Segundo o Cel. Ricardo Albuquerque, Coordenador da COMUTRAN, que comandou a operação, durante a parte da noite também, foram feitas várias barreiras na cidade com ênfase, para a avenida principal e o bairro São Geraldo, os principais corredores do centro e dos bairros da cidade, a operação que contou com o apoio do BPTRAN da PM, teve resultado positivo com 86 veículos abordados, sendo 05 sendo recolhidos, 21 retidos e 09 veículos notificados, nenhum motorista foi autuado por embriaguez ao volante.

Já para o Secretário Municipal de Defesa, Carlos Paiva, as operações deverão continuar, "temos tido uma atenção especial do Prefeito Júlio César", que determinou que fizéssemos o ordenamento e procedêssemos com a fiscalização, para regularizar, o transporte de passageiros e o ordenamento do trânsito e transporte de nossa cidade, por isso convoco todos os Moto-taxista a procurar a Secretaria no setor de transporte público e fazer sua regularização, ainda temos vagas para preenchimento de Moto-taxistas e se for preciso abriremos mais pontos legais, para absorver a demanda, o que não podemos mais aceitar é o transporte ilegal de passageiro, já que a profissão de Moto-taxista no Brasil é regulamentada pela Lei Federal 12.009/09 e exercer sem os requisitos legais é contravenção penal, prevista em lei especifica e passível de punição.

O prefeito Júlio César, ressaltou que, "estamos no mês de maio, Maio Amarelo, mês de conscientização pela redução de acidentes de trânsito no Brasil", temos o nosso trânsito municipalizado, uma das coisas que encaminhei quando fui diretor do DETRAN, é importante que tenhamos nossas categorias regulamentadas e nosso trânsito ordenado. Recentemente assinamos um termo de Cooperação Técnica junto com a PRF, DETRAN, SENATRAN e Órgãos de Trânsito da Região Metropolitana, visando a redução de vítimas fatais e danos com sequelas por acidente de trânsito. Para vocês terem uma ideia, a importância desse tema é que quando prevenirmos, desafogamos o sistema de saúde pública que é para onde desagua os socorros e posteriores tratamentos, como cirurgias, fisioterapia etc., "A prevenção e conscientização é sempre o melhor caminho", Finalizou o prefeito.

A operação, além da Guarda Municipal, contou ainda com apoio da Polícia Militar, através do BPTRAN, e usou um efetivo de doze agentes de segurança pública e 3 viaturas de serviço.

Assecom - GMCM

Nenhum comentário: