30/04/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


BOLSONARO: ATOS DESTE DOMINGO NÃO SERÃO PROTESTOS:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) dedicou parte de um discurso proferido em evento com pecuaristas para mandar um recado a apoiadores que vão participar dos atos deste domingo em apoio ao seu governo.

– Não abrimos mão da nossa liberdade – disse o chefe do Executivo ao participar neste sábado da cerimônia de abertura da ExpoZebu, maior feira de gado zebu do mundo que acontece em Uberaba (MG).

Segundo Bolsonaro, amanhã será também um dia de manifestação da população que quer que “todos joguem dentro das quatro linhas da Constituição”.

– A todos vocês que, porventura, forem às ruas amanhã, não para protestar, mas para dizer que o Brasil está no caminho certo, que o Brasil quer que todos joguem dentro das quatro linhas da Constituição, quero dizer que não abrimos mão da nossa liberdade – afirmou.

– Amanhã (01), não será um dia de protestos, será um dia de união do nosso povo para um futuro cada vez melhor a todos nós – acrescentou o presidente.


SILVEIRA DIZ AO STF QUE NÃO USOU TORNOZELEIRA DEVIDO DEFEITO:

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (29), a defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB) explicou o motivo de o parlamentar não estar utilizando a tornozeleira eletrônica. De acordo com o advogado do deputado, o equipamento “está com defeito”. O uso da tornozeleira foi uma das medidas impostas ao parlamentar pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) no fim de março. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, no entanto, o deputado não usa o equipamento desde o dia 17 de abril. No documento enviado o STF, o advogado Paulo Faria, que defende Silveira, apontou que “por 3 vezes requereu a sua substituição, por suspeitas de adulteração e uso inadequado e informação de defeito no equipamento, especialmente, bateria”.


BRASILEIROS PROTESTAM NO PERFIL DO ATOR MARK RUFFALO:

Brasileiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro resolveram não “deixar barato” as intervenções do ator Mark Ruffalo na política brasileira, e encheram o perfil oficial do ator no Instagram com comentários em protesto. O intérprete do Incrível Hulk, da Marvel, vem recebendo as “visitas” tupiniquins desde o final do mês passado, quando interagiu com Anitta sobre uma campanha online contra o presidente Jair Bolsonaro. Nesta semana, os protestos se intensificaram após Ruffalo pedir que seus seus seguidores brasileiros de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor. Mensagens como “cuide do seu país” ou “você não sabe nada sobre o Brasil” permeiam várias publicações no perfil do ator. Mas a mensagem mais replicada é, sem dúvidas, “Bolsonaro 2022”.


COMO CELEBRAR 1º DE MAIO COM ESSA INFLAÇÃO, QUESTIONA MORO:

Neste sábado (30), o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, utilizou as redes sociais para falar sobre o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de Maio, neste domingo. Em sua conta do Twitter, no entanto, o ex-juiz afirmou que não há o que celebrar devido à inflação. Em sua publicação, Moro, que ainda não definiu se será candidato nas eleições deste ano, falou sobre a Argentina e a Venezuela.

– Como celebrar o 1º de Maio amanhã com uma inflação que vem derretendo o salário dos trabalhadores? O populismo na Argentina e na Venezuela ressuscitou a hiperinflação. Sem reformas, a traumática década de 80 pode voltar – apontou.


O AVANÇO DA CIÊNCIA CONTRA O PARKINSON:

A doença de Parkinson é conhecida há mais de 200 anos e acomete, no Brasil, cerca de 200 mil pessoas, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Uma das condições mais recorrentes em pacientes neurológicos, ela também é fonte de diversos estudos científicos, que aprimoram o seu entendimento e desenvolvem tratamentos que têm melhorado a qualidade de vida de quem tem o seu diagnóstico. Um deles, feito no Rio Grande do Norte, permite o alívio dos sintomas e a redução no uso de medicamentos com a implementação de um pequeno equipamento no cérebro do paciente, que funciona a partir da emissão de sinais elétricos e pode ser ajustado na tela de um tablet. A técnica é chamada Estimulação Cerebral Profunda, em tradução do inglês (Deep Brain Stimulation – DBS). O procedimento consiste, basicamente, em inserir eletrodos na região do cérebro onde é identificada a doença, chamada de substância negra. Geralmente, segundo o neurocirurgião Thiago Rocha, a cirurgia é feita bilateralmente, mas há casos de pacientes que desenvolvem Parkinson em apenas um lado do cérebro. Depois de instalados, os eletrodos são conectados a um cabo de extensão, que, por sua vez, é ligado a um gerador, semelhante a um marcapasso. O equipamento tem cerca de 5 cm e fica todo internalizado, sem nada exposto na cabeça do paciente. Os estímulos elétricos são considerados de baixa intensidade, atendo-se a casa dos miliamperes.

Nenhum comentário: