30/04/2022

JUSTIÇA FECHA MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL EM SÃO PAULO

Museu da Diversidade Sexual fecha após decisão da Justiça

Na noite desta sexta-feira (29), o Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, anunciou que iria fechar neste sábado (30) por conta de uma decisão judicial, resultado de uma ação movida pelo deputado estadual Gil Diniz (PL). Com isso, a abertura da exposição “Duo Drag” não aconteceu. A informação foi dada pelo jornal O Globo.

Na ação, o deputado Gil Diniz apontou irregularidades por parte do Instituto Odeon durante a administração do Theatro Municipal. O contrato na época acabou sendo rompido após as contas serem reprovadas. O instituto atualmente é responsável por administrar o Museu da Diversidade Sexual.

A decisão judicial que fechou o museu foi dada pela juíza Carmen Cristina Teijeiro e Oliveira no dia 8 de abril. Ela concordou com os fatos apresentados pelo deputado e apontou que eles “colocam em dúvida a idoneidade do Instituto Odeon, bem como a incerteza quanto à existência de penalidades eventualmente aplicadas ao Instituto em razão do descumprimento contratual”.

Com isso, ela acabou suspendendo o contrato da empresa com o governo do estado.

Em nota enviada ao jornal O Globo, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo afirmou que “a exposição Duo Drag, do Museu da Diversidade Sexual, foi adiada por decisão judicial que solicitou o fechamento da instituição”.

Além disso, informou ainda que “irá recorrer da decisão liminar, pois considera essencial o desenvolvimento de políticas de visibilidade da cultura LGBTQIA+”.

pleno.news

Nenhum comentário: