08/04/2022

DEPOIS DE MUITAS PANCADAS NAS REDES SOCIAIS LULA MUDA DE OPINIÃO E AGORA É CONTRA O ABORTO

“Arrependido”: Depois de “apanhar” nas redes sociais Lula agora diz que é contra o aborto

Declaração favorável gerou críticas de opositores e aliados do ex-presidente.

Depois de ser criticado por diversos setores da sociedade, o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou sua posição sobre o aborto nesta quinta-feira, 07. Em entrevista à Rádio Jangadeiro, o petista garantiu ser contrário ao aborto.

“A única coisa que eu deixei de dizer na fala que eu fiz é que eu sou contra o aborto. Tenho cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Sou contra o aborto. O que eu disse é que é preciso transformar essa questão do aborto em uma questão de saúde pública. […]. Qual é o crime? Mesmo eu sendo contra o aborto, ele existe”, afirmou.

O petista reiterou que no Brasil o aborto existe “de forma diferenciada” para pobres e ricos.

“Quando ele se dá com uma pessoa que tem poder aquisitivo bom, ela procura uma clínica boa, viaja até para o exterior e vai cuidar de se tratar. Uma pessoa pobre, que não tem como se tratar, como ela faz?”, justificou.

Na terça-feira 5, o pré-candidato do PT disse que “mulheres pobres morrem tentando fazer aborto, porque o aborto é proibido, é ilegal”. Ele ainda criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) por defender pautas pró-vida.

“Essa pauta da família, dos valores é muito atrasada […] E eu acho que nós que temos que assumir essa discussão tentando fazer a sociedade evoluir, e não compartilhando do retrocesso que a gente tem nessa discussão”, disse.
Reação

A declaração provocou reação tanto da direita, quanto da esquerda. O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) escreveu que o petista apoia o aborto e se mostrou “o Lula de quem sempre falei”.

O deputado Padre João (PT-MG), contrário ao aborto, disse que o ex-presidente “não foi feliz” porque a declaração é mais ampla do que só defender uma política pública sobre o assunto.

“É levantar a bola para um moralismo hipócrita que quer uma oportunidade dessas para tentar colocar em xeque um projeto de vida defendido pelo PT. Um grande projeto que vai muito além dos nove meses de gestação”, declarou.

Nenhum comentário: