26/03/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


JOE BIDEN DIZ NA POLÔNIA QUE PUTIN NÃO PODE PERMANECER NO PODER:

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o russo Vladimir Putin “não pode permanecer no poder”. Ele deu a declaração durante em discurso neste sábado (26) no palácio real, em Varsóvia, na Polônia, durante o qual falou sobre a guerra na Ucrânia, que foi invadida pelas forças de Moscou em 24 de fevereiro. “Nós teremos um futuro diferente, um futuro mais brilhante arraigado na democracia e, principalmente, em esperança e luz”, disse Biden ao concluir o seu abrangente discurso. “Pelo amor de Deus, este homem não pode permanecer no poder.” Já o porta-voz-chefe do Kremlin rejeitou o comentário do presidente americano e afirmou que os russos escolhem quem será seu líder. Questionado sobre a declaração de Biden, Dmitry Peskov disse à agência de notícias Reuteres: “Não cabe a Biden decidir. O presidente da Rússia é eleito pelos russos”.


47 UCRANIANOS CHEGAM AO BRASIL COM VISTO HUMANITÁRIO:

O Itamaraty informou que um grupo de 47 ucranianos chegou ao Brasil nesta manhã de sábado. As pessoas, que se encontravam na Polônia, receberam apoio da força-tarefa da embaixada brasileira em Varsóvia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em menos de 24 horas, a embaixada emitiu documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas. De acordo com a diplomacia brasileira, a portaria interministerial MRE-MJSP 28, de 3 de março de 2022, garante visto temporário e autorização de residência para fins de acolhida humanitária aos nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.


PL VAI AO TSE CONTRA BANDEIRA DE PABLO VITTAR NO LOLLAPALOOZA:

O Partido Liberal (PL), legenda de Jair Bolsonaro, ajuizou uma representação eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após manifestações de artistas no Lollapalooza contra o atual presidente e a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla argumenta que houve propaganda eleitoral irregular em benefício do petista nas manifestações. Nessa sexta-feira (25/3), a cantora Pabllo Vittar segurou uma bandeira com o rosto de Lula, e gritou “fora, Bolsonaro”. Já a britânica Marina soltou um “f**a-se Bolsonaro”. A advogada Caroline Lacerda, que representa o PL, disse que a lei veda manifestações eleitorais antecipadas em prol de um candidato e em detrimento de outro – ainda que os artistas, e não os candidatos, tenham se posicionado.


BATERISTA DO FIGHTERS MORREU DE OVERDOSE:

De acordo com autoridades da Colômbia, o baterista da banda Foo Fighters, Taylor Hawkins, morreu após uma overdose. De acordo com uma rádio local, exames no artista constataram a presença de pelo menos 10 substâncias diferentes, como maconha, antidepressivos e ainda heroína. De acordo com a Procuradoria Geral da Nação, no “exame toxicológico de urina realizado em Taylor Hawkins foram encontrados preliminarmente dez substâncias, entre elas: maconha, antidepressivos, benzodiazepínicos e opióides”.


FILHA DE MICHEL TEMER DIZ QUE SOFREU ESTUPRO APÓS ASSALTO:

A advogada Luciana Temer, filha do ex-presidente Michel Temer, revelou ter sido estuprada durante um assalto. O crime ocorreu há alguns anos, quando ela tinha 27 anos. Em entrevista à apresentadora Angélica, no canal do UOL, Luciana contou que preferiu não denunciar. – Eu tinha 27 anos, havia saído recentemente do cargo de delegada em uma delegacia da mulher. A coisa mais natural do mundo seria registrar a ocorrência, mas não registei. Eu pensava que nunca iriam achar, então para que me expor? – disse. Na época, Luciana compartilhou apenas com o marido e as duas irmãs. Hoje, ela diz ter se arrependido de não ter denunciado.

Nenhum comentário: