04/01/2022

'EXPLOSÃO' DE COVID NO RJ - PASSOU DE 1% EM DEZEMBRO PARA 13% ESTA SEMANA

Rio tem explosão de testes positivos para Covid19: passou de 1% em dezembro para 13% esta semana

O Rio sentiu os efeitos do fim de ano e da chegada da variante Ômicron. Somente ontem, a taxa de positividade para testes de Covid-19 na cidade foi de 13%. Até meados de dezembro, esse número não ultrapassava 1%.

Havia a expectativa de que mais pessoas procurassem os postos para receber a dose de reforço, o que não ocorreu.

— Percebemos um aumento da positividade dos testes. Já chegamos a ter 0,7%. Hoje tivemos um percentual parecido com o de três meses atrás. Das pessoas que testaram hoje, 34% foram a outros municípios passar o período de festas. Percebemos muito cariocas voltando para o Rio com sintomas de Covid-19. Isso era previsível de acontecer — disse o secretário de Saúde Daniel Soranz.

Em todo o estado do Rio, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou alta no número de testes rápidos para Covid com resultado positivo. Em novembro, foram 1.313, o equivalente a 4,4% do total. De 1º a 19 de dezembro, 2.349, ou 8,46% do total.

Dificilmente há, neste momento, um brasileiro que não conheça ao menos três pessoas com sintomas de gripe ou Covid19. Depois das festas, os postos de saúde de diversas capitais estão com espera de horas de pessoas buscando fazer testes e as farmácias já não conseguem atender a demanda.

Há cinco dias, a média móvel de casos de Covid está em um patamar superior ao dobro do cálculo de 14 dias atrás, o que demonstra forte tendência de alta. Enquanto isso, o surto de influenza avança pelo Brasil.

Nos laboratórios particulares, esse crescimento se reflete no aumento da testagem. No Grupo Fleury, foram feitos 615 testes para influenza em novembro. O número saltou para quase 37 mil em dezembro. Para Covid, foram feitos mais de 123 mil testes em dezembro. A Rede Dasa identificou uma alta de 55,3% nos exames RT-PCR entre novembro e o mês passado. Os testes de antígenos também tiveram mais procura e a positividade alcançou 24,27% em 2 de janeiro, maior patamar já registrado pela empresa.

(Com nformações do Globo online)

Nenhum comentário: