07/01/2022

DANOU-SE: ESTUDO SUGERE QUE A VARIANTE ÔMICRON PODE TER SURGIDO DO CAMUNDONGO

Variante Ômicron pode ter surgido a partir de camundongos, sugere estudo

A variante Ômicron do Sars-CoV-2 pode ter surgido a partir de camundongos, segundo novas evidências levantadas por um estudo, publicado no fim de dezembro no Journal of Genetics and Genomics.

A novidade vai contra uma teoria anterior que afirma que a cepa teria evoluído de uma infecção prolongada em um paciente gravemente imunocomprometido. Em vez isso, cientistas da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim, identificaram que o coronavírus infectou roedores depois que circulou no ser humano e obteve todas ou muitas de suas 45 mutações. Em seguida, ele teria sido transferido de volta para os humanos.

Porém, há um problema com a hipótese: trata-se de uma falta de afinidade entre a proteína spike do coronavírus e o hACE2, o receptor dos camundongos correspondente ao ACE2, que nos humanos é usado pelo vírus para entrar nas células.

A afinidade é tão baixa que os cientistas tiveram que introduzir artificialmente o hACE2 nos animais para fazê-los ter dificuldade respiratória. Ou seja, o processo que ocorre na natureza não era suficiente, então os pesquisadores optaram pelos roedores transgênicos.

Globo.com

Nenhum comentário: